6 dicas para garantir a saúde do seu cavalo durante o verão

Nestes tempos, a utilização a cavalgada, esporte ou transporte, pode ser prazeroso para os seres humanos, mas um fardo para os animais, que se desgastam com mais facilidade. Há muitos casos, nesta época, de desidratação, cólicas, diarreias, mal estar, dentre outras situações.

Sendo assim, algumas pequenas dicas podem fazer a diferença e poupar a saúde do equino.

1ª: Alimentação equilibrada

A alimentação deve ser dosada pouco a pouco e várias vezes durante o dia, fornecer água limpa e fresca sempre que possível. Para isso, troque sempre os recipientes, já que normalmente a água esquenta com o calor.

2ª: A necessidade de equilibrar a permanência na baia e no pasto

O ideal é evitar que o animal fique enclausurado em períodos mais quentes do dia e vá para baia somente no escurecer. Intercalando o período dia e noite.

3ª: Estrutura das baias

As baias tem que ter um mínimo de estrutura em relação as dimensões. É neste momento que o animal terá um alívio do sol. Investir em boas instalações, portanto, nunca é demais.

4ª: Ventilação do local

O local tem que ter uma ventilação razoável, sendo que muitos especialista desaconselham o uso de ventiladores, que podem espalhar muita poeira e causar inclusive doenças respiratórias. Então locais abertos, mas que sejam telados pode ser uma boa opção.

5ª: Umidificação de ar

Investir em um sistema de umidificação de ar, o que certamente irá proporcionar um melhor conforto ao animal e qualidade de vida nestes tempos de calor.

6ª: Cuidados com a pele do animal

É aconselhável que estes animais, quanto expostos ao sol, utilizem protetores especiais, principalmente os de pelagem clara, por estarem mais suscetíveis as doenças de pele causadas pelo sol.

 

Fonte: Informativo Equestre

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here