Vícios de cocheira

Atitudes estranhas podem fazer parte da vida dos equinos por motivos variados, trazendo algumas vezes consequências negativas.

Entender os motivos que levam os animais a estes comportamentos é, portanto, o primeiro passo para que a situação seja contornada e o animal tenha qualidade de vida.

Morder, dar coices ou qualquer outra atitude agressiva, é um sinal de que o animal já tenha sofrido maus tratos ou está há muito tempo em regime fechado. Estas atitudes também podem ocorrer no período de estação de monta. A recomendação é que os proprietários passem a liberar o animal por mais tempo em regime aberto, aumentando o tempo de pastagem por exemplo.

Existem animais que possuem o hábito de morder as portas dos cochos. Isso pode ser um sinal de deficiência na nutrição, com o baixo fornecimento de minerais, ou mesmo psicológica por conta da agitação, provocada por confinamento excessivo.

Outro vício muito estranho é coprofagia, que significa que o animal está ingerindo as próprias fezes, ou a geofagia, que é o vício de comer terra. Estes são também problemas relacionados a má nutrição.

Estes são apenas alguns exemplos, sendo que existem ainda outros tipos de vícios de comportamento, que podem comprometer a saúde e qualidade de vida do animal.

O profissional que atua em haras ou até mesmo em fazendas com baixo número de animais deve ter amplo conhecimento sobre a área, tendo em vista que os vícios de cocheiras muitas vezes estão relacionados ao desenvolvimento de alguma enfermidade.

Fonte: Hipologando

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here