Principais doenças que afetam os cavalos

Os equinos podem sofrer, assim como o homem, por picadas de cobra ou acidente ofídico. Com a picada a cobra injeta as suas toxinas (veneno) no animal, podendo causar sérios problemas.

Outra moléstia que pode vir a acometer os equinos é a actinobacilose que se caracteriza como uma doença infecciosa e granulomatosa, causada pela bactéria Actinobacillus lignieresii que afeta os tecidos moles. A bactéria penetra e causa doença quando há alguma lesão na mucosa da boca.

A actinomicose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Actinomyces bovis. Para ocorrer, este microrganismo patogênico necessita que haja um traumatismo penetrante ou contundente.

O berne é um ectoparasitose causado pela larva da mosca Dermatobia hominis. A mosca adulta do berne põe seus ovos em outra mosca qualquer, chamadas de moscas vetoras. Estas, ao pousarem no animal, depositam os ovos.

Outra moléstia que pode acometer os equinos é a miíase cutânea, popularmente conhecida como bicheira. A pele dos animais infeccionam por uma grande quantidade de larvas da mosca Cochliomyia hominivorax.

A carrapatose é um dos parasitas mais importantes, causa enormes prejuízos e grande desconforto aos animais. A dermatofilose é um processo infeccioso causado pela bactéria Dermatophilus congolensis que se caracteriza por uma dermatite exsudativa, com erupções cutâneas crostosas e escamosas.

As diarreias também podem acometer os equinos, mesmo com todos os cuidados no manejo e nutrição. A fotossensibilização ocorre devido à sensibilização da camada superficial da pele quando expostas à radiação solar intensa.

O garrotilho, adenite equina, gurma, coriza contagiosa ou estreptococcia equina é uma moléstia infectocontagiosa aguda causada pela bactéria Streptococcus equi. Há a inflamação muco purulenta das vias aéreas superiores, associada à linfadenite abscedativa, particularmente dos linfonodos submandibulares e retro faríngeos chega às vias aéreas por inalação e, ocasionalmente, por via oral.

Fonte: www.vallee.com.br

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here