Cavalo Lusitano promove Festival Kia Motors em Tatuí

Evento de encerramento do calendário da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) acontece de 09 e 11/12, no Centro Hípico de Tatuí (SP).  Aberto ao público, é opção de lazer no fim de semana

Com número recorde de inscrições dos seis últimos anos, o evento decide os títulos de 2016 do Campeonato Paulista de Adestramento e do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho (disputas que contam com participação de cavalos de várias raças), além dos vencedores na categoria “Melhor Criador” e “Melhor Expositor” do cavalo Lusitano na temporada.

Na intensa programação, destaque também para a festa em comemoração aos 25 anos da Coudelaria do Castanheiro, ocasião em que a ABPSL fará homenagem à equipe olímpica de Adestramento nos Jogos do Rio 2016, toda formada com cavalos Lusitanos.

Confira as atrações:

3-adestramento

Adestramento: Campeonato Paulista define os campeões de 2016 no Festival Kia Motors do cavalo Lusitano de Tatuí. Um carro 0 km será sorteado entre os competidores (Foto: Max Araújo Rodrigues)

CAMPEONATO PAULISTA DE ADESTRAMENTO – A maior e mais concorrida competição dessa modalidade olímpica define os campeões estaduais da temporada. Nessa 6ª e ultima etapa serão dois dias de disputa (sábado às 08h00 e domingo às 09h00). A soma dos resultados define o pódio da etapa e do ano. A competição tem organização conjunta da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).  Um carro popular da marca Kia será sorteado entre os competidores.

4-equitacao-de-trabalho-1

Equitação de Trabalho: Campeonato Brasileiro promovido pela ABPSL define os campeões da temporada em Tatuí.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE EQUITAÇÃO DE TRABALHO – Esporte de origem europeia e que chegou ao Brasil em 2002, reúne desde crianças a partir de oito anos a atletas profissionais que são divididos em diferentes categorias distribuídas nos níveis I, II e III. A competição é dividida em três fases: prova de Ensino (sexta-feira às 09h00 na pista de Adestramento); Maneabilidade (na tarde de sexta, na pista central) e Velocidade (domingo às 09h00, na pista central). Todos os competidores participam do sorteio de uma moto 0 km.

1-modelo-e-andamentos

Modelo e Andamentos: de animais adultos e montados a futura geração “M”, o concurso de morfologia é um dos momentos mais esperados pelos criadores (Foto: Ney Messy/Divulgação)

MODELO E ANDAMENTOS – Vitrine da criação do cavalo Puro Sangue Lusitano, o concurso de morfologia reúne os melhores produtos do plantel nacional, em uma competição direta entre animais do mesmo sexo e geração. As disputas acontecem no picadeiro coberto a partir da manhã de sexta-feira (9), segue na manhã de sábado (10) com o julgamento da futura geração “M” e termina no domingo (11) com a definição dos grandes campeões fêmea e macho e entre eles o Campeão dos Campeões.

25 ANOS DA COUDELARIA DO CASTANHEIRO – A consagrada genética selecionada por Aldo e Clélia Araújo Pinto tem se revelado na produção de campeões funcionais e de Modelo e Andamentos. E para comemorar os 25 anos dedicados à criação que a Coudelaria do Castanheiro abre seu picadeiro coberto para um coquetel no sábado (10), a partir das 21h00, onde serão apresentados os animais de destaque da coudelaria, demonstrações funcionais, além de uma homenagem que a ABPSL fará aos membros da equipe olímpica de Adestramento nos Jogos do Rio 2016, totalmente formada com cavalos Lusitanos.

O Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano também vai contar com aprovação de garanhões – momento em que os criadores apresentam seus animais para serem avaliados para reprodução; e a definição dos vencedores do ranking de “Melhor Criador” e “Melhor Expositor” do cavalo Lusitano em 2016.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

QUARTA-FEIRA (7) e QUINTA-FEIRA (8)

Entrada dos animais

SEXTA-FEIRA (9)

09h00 – Prova de Ensino da IV etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho (pista de Adestramento)

A seguir – Modelo e Andamentos (Concurso de Morfologia)Fêmeas (categoria/geração): 2ª (L), 3ª (J), 4ª (I), 5ª (Adulto) e 6ª (Éguas montadas) –  (Picadeiro coberto)

A seguir – Modelo e Andamentos (Concurso de Morfologia) – Machos: 2ª (L), 3ª (J), 4ª (I), 5ª (H), 6ª (Adultos) – (Picadeiro coberto)

A seguir – Prova de Maneabilidade (pista central)

A seguir – Coquetel ABPSL – Pizza e vinho

SÁBADO (10/12)

08h00 – Adestramento – VI etapa do Campeonato Paulista (pista de Adestramento)

A seguir – Modelo e Andamentos: 1ª categoria, geração “M”, Fêmeas seguida dos Machos (picadeiro coberto)

A seguir: Aprovação de garanhões (picadeiro coberto)

21h00 – Coquetel comemorativo aos “25 anos da Coudelaria do Castanheiro” (picadeiro coberto da Coudelaria do Castanheiro)

DOMINGO (11/12)

09h00 – Adestramento – VI etapa do Campeonato Paulista (pista de Adestramento)

09h00 – Prova de Velocidade da IV etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho (pista central)

A seguir – Premiação: Final do Campeonato Paulista de Adestramento; Final do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho; Grande Campeonato; Melhor Criador e Melhor Expositor de 2016 (picadeiro coberto)

SERVIÇO

Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano de Tatuí

9 a 11/12

Promoção: Associação Brasileira de Criadores do cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL)

www.associacaolusitano.com.br

Atrações:

– VI etapa (Final) do Campeonato Paulista de Adestramento

– IV etapa (Final) do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

– Modelo e Andamentos (Concurso de Morfologia)

– Comemoração “25 anos da Coudelaria do Castanheiro”

Local: Centro Hípico de Tatuí

Rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto Km 24, Tatuí/SP

(Trevo da CEAGESP. Entre no acesso pela marginal à direita) 

 

Fonte: Rute Araújo

ruthe.araujo@uol.com.br

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here