Em busca do conjunto perfeito: saiba tudo sobre as disputas do hipismo

Dois corações unidos por ligação de confiança, potência, sincronia e amizade. A partir deste sábado, iniciam-se as disputas de hipismo, uma das modalidades mais clássicas dos Jogos Olímpicos, com provas que serão realizadas no Complexo Esportivo de Deodoro. São três categorias em disputa: adestramento, concurso completo de equitação (CCE) e saltos.

No total, são 12 brasileiros na disputa, divididos entre os três braços do esporte. Mas falar de individualismo no hipismo é esquecer o mais importante: que a competição é realizada entre humanos e cavalos, com responsabilidades repartidas em iguais proporções. Por isso, o termo atleta dá espaço ao “conjunto” quando se fala das competições.

Embora o esporte seja considerado de elite, por conta de altos custos para aquisição e manutenção de um cavalo de ponta, o hipismo também é igualitário. Trata-se do único esporte das Olimpíadas em que homens e mulheres competem sem qualquer diferenciação. Além disso, é considerado um esporte com grande longevidade. Para se ter uma ideia, em 1936, o austríaco Arthur Von Pongracz tinha 72 anos e 59 dias quando participou das provas. Ele é o segundo atleta mais velho da história olímpica, perdendo apenas para o atirador sueco Oscar Swahn, que tinha 72 anos e 281 nos jogos da Antuérpia, em 1920.

Adestramento

luiza_almeida

Luiza Almeida vai para a terceira Olimpíada (Foto: Luis Ruas/Divulgação)

Regras básicas
Em uma pista de areia de 20×60 metros, o conjunto (cavaleiro e cavalo) deve executar os movimentos nas três andaduras (passo, trote e galope). Juízes avaliam os movimentos e dão notas. A regularidade, a leveza e a facilidades dos movimentos são alguns dos quesitos observados pelos juízes.

A competição é dividida em três etapas. Na primeira e na segunda, chamadas de Grand Prix e Grand Prix Special, respectivamente, os movimentos são pré-determinados. A última, que recebe o nome de Grand Prix Freestyle, os conjuntos têm liberdade para fazer os movimentos e as apresentações são feitas ao som de uma música.

Os brasileiros

Giovana Pass / Zingaro de Liw

João Victor Oliva / Xama dos Pinhais

Luiza Almeida / Vendaval 4

Pedro Almeida / Xaparro do Vouga

 

dujardin

A britânica Charlotte Dujardin é atual campeã olímpica e busca o bi no Rio 2016 (Foto: EFE)

Charlotte Dujardin – A amazona britânica de 31 anos faturou medalha de ouro na Olimpíada de Londres nas disputas individual e por equipes. Vem ao Rio para buscar o bi olímpico.
Kristina Broring Sprehe – A alemã de 29 anos está na liderança do ranking de adestramento da FEI (do francês Fédération Equestre Internationale – em português, Federação Equestre Internacional). Na Olimpíada de Londres, em 2012, conquistou a medalha de prata na disputa por equipes.
Adelinde Cornelissen – Na Olimpíada de Londres, em 2012, a holandesa de 37 anos conquistou a medalha de prata na disputa individual e de bronze com a equipe.

Datas
As disputas do adestramento estão marcadas para os dias 10, 11, 12 e 15 de agosto.

Concurso completo de equitação (cce)

marcio jorge cce

Márcio Jorge em evento-teste (Foto: Beth Santos/ Divulgação)

Regras básicas
No adestramento, o cavaleiro precisa comandar o cavalo em movimentos obrigatórios, como passos, trotes e galopes, na área de competição plana. O cross country é disputado em um trajeto ao ar livre, com obstáculos que exigem algo em torno de 45 saltos dos cavalos – é preciso terminar o percurso dentro do tempo concedido e com o menor número de faltas. No último dia, na disputa de saltos, os cavaleiros precisam passar por até 12 obstáculos mais simples do que os de cross country. Os 25 melhores disputam uma “final” para brigarem pela medalha de ouro.

Os brasileiros

Carlos Eduardo Parro / Summon Up The Blood

Marcio Jorge / Lissy Mac Wayer

Ruy Fonseca / Tom Bombadill Too

Marcio Appel / Iberon Jmen

reutersmike_hutchings

Mark Todd é considerado uma lenda no CCE (Foto: Mike Hutchings / Reuters)

Mark Todd o neozelandês é um dos atletas mais importantes do país, com duas medalhas olímpicas de ouro. No Rio de Janeiro, estará em sua sétima Olimpíada consecutiva. Aos 60 anos, ainda é um dos favoritos por medalha, principalmente por causa do bom desempenho no cross country. É, também, o técnico do time brasileiro.
Sandra Auffarth – a alemã de 29 anos foi campeã mundial individual na França em 2014 e tem uma medalha de ouro olímpica por equipes, em Londres, em 2012. É uma das candidatas a subir no pódio no Rio de Janeiro.
William Fox-Pitt – o britânico é considerado outra lenda no esporte, assim como Mark Todd. No ano passado, ele sofreu um acidente e quase perdeu o movimento das pernas. Agora, está 100% recuperado para brigar por uma medalha no CCE da Olimpíada do Rio.

Datas
As disputas do adestramento estão marcadas para os dias 6, 7, 8 e 9 de agosto – os dois primeiros dias são de adestramento, o terceiro de cross country e o quarto de saltos.

Saltos

stephan_barcha_creditos_lotta_gyllensten

Stephan Barcha com o cavalo LandPeter formam conjunto 100% nacional (Foto: Lotta Gyllensten / DVG)

Regras básicas
Em uma pista que mede entre 700 e 900 metros, o conjunto deve transpor de 12 a 15 obstáculos, com variados graus de dificuldades, em dois percursos. O vencedor será aquele que errar menos em menor tempo possível. Saltos é a prova mais tradicional do hipismo.

Os brasileiros

Álvaro Affonso de Miranda / AD Cornetto K

Eduardo Pereira de Menezes / Quintol

Pedro Guimarães Veniss / Quabri de L’Isle

Stephan de Freitas Barcha / Landpeter de Feroleto

gettyimages-123491219

Steve Guerdat montando Nino des Buissonnets (Foto: Buda Mendes / Getty Images)

Atual campeão olímpico, o suíço Steve Guerdat chega ao Rio como o principal nome da competição. Somado a isso, tentará o bi olímpico ao lado do cavalo Nino de Buissonnets, aquele que considera uma “lenda”.
Número 1 do ranking da Federação Internacional Equestre (FEI), o francês Simon Delestre, de 35 anos, é uma das feras da modalidade que é favorito a medalha.
Christian Ahlmann, de 41 anos é o expoente da poderosa escola alemã de hipismo – país que mais levou medalhas em Olimpíadas. Conquistou o bronze por equipes em 2004 e é atualmente o segundo no ranking da FEI.

Datas
As disputas dos saltos estão marcadas para os dias 14, 16, 17 e 19 de agosto.

Fonte: Globo esporte

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here