Cavalos Novos Brasileiro de Hipismo mostram evolução e amadurecimento

Há seis anos, a  Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) em parceria com a Associação Brasileiras dos Criadores do Cavalo de Hipismo (ABBCH) iniciou uma política de conscientização da importância de fomentar a formação correta do Cavalo Novo e os resultados começam a aparecer.

Hoje vários organizadores de torneios incluem a categoria Cavalos Novos em sua programação, estimulando assim a formação correta dos produtos de criação nacional e cavalos novos importados, prova disso é bom número de inscritos no Campeonato Paulista de Cavalos Novos 2016 que acontece esse final de semana, entre 30/6 e 2/7, na Sociedade Hípica Paulista.  “São mais de 120 conjuntos nas séries de 4 a 8 anos e o mais animador é observar na categoria 7/8 anos um número superior a 30 inscrições”, destaca Antonio Fortino, diretor de Cavalos Novos da CBH.

Inúmeras ações foram tomadas nestes seis anos de parceria entre as entidades. “Começamos regulamentando a categoria de cavalos novos proibindo que saltem em conjunto com outras séries. Dessa forma, eliminamos das provas de Cavalos Novos 4 e 5 anos os desempates ao cronômetro, sempre com armação correta na altura , buscando adequá-la ao estágio de trabalho dos cavalos e  ainda criamos normas para o uso de embocaduras. Também começamos a desonerar a participação dos Cavalos Novos nas provas, criando um selo no passaporte com validade de 5 anos. E, atualmente em 2016, nem exigimos o selo para as provas” , explica Fortino.

stephan550

Stephan Barcha em ação com Landpeter do Feroleto, um filho de Landritter, durante a Copa São Paulo 2014 e que atualmente disputa o circuito top europeu

“Agora conseguimos que os Comitês Organizadores cobrem taxas de inscrições no valor de R$ 100,00 sem a obrigação de dar premiação em espécie e a possibilidade de não estabular o cavalo no torneio”, acrescenta o dirigente, que também é conselheiro da ABCCH.

Também é preciso ressaltar o Projeto Olímpico de Cavalos Novos, outra forte parceria da CBH e ABCCH, com participação de cavalos Brasileiros de Hipismo como Landpeter do Feroleto, HFB Restless, JCR Quantico, Radiator JMen, Mezzaluna Tok, dentre outros.

Em 2016, o Ranking CBH de Cavalos Novos está bastante concorrido, tem patrocínio Bom Sabor e é disputado em 10 etapas. Além da premiação em espécie quando o valor da inscrição é superior a R$ 100,  ao final, os 6 primeiros classificados de cada categoria concorrem a um sorteio de um Automóvel Zero 0km.

A CBH hoje tem como filiada a ABCCH, uma entidade voltada para a criação do cavalo de hipismo e a maior incentivadora da formação do cavalo no esporte. Destaque também para realização do evento maior de Cavalos Novos, o Festival Nacional do Cavalo de Hipismo e a Final BH do Futuro que agitam a Hípica Paulista, entre 9 e 13/11.

Fonte CBH com imagem arquivo Luis Ruas

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here