Marco Antônio Modesto Filho, Maria Fernanda Trabulsi, Nathana Calil e Gabriel Ruan Chaves são os campeões brasileiros das categorias Amador 2021

Entre 26 e 29 de agosto, a pista de grama da Sociedade Hípica de Brasília (DF) recebeu 144 conjuntos de sete estados para a disputa do Campeonato Brasileiro de Salto das categorias Amador: Amador B (1m), Amador A (1.10m), Amador (1.20m) e Amador Top (1.30m). A definição das disputas por equipes aconteceu na sexta-feira e no sábado com dois ouros para Brasília e dois para o Rio de Janeiro. Fechando o campeonato, os títulos individuais foram decididos no domingo, com emocionantes desempates em todas as categorias. Os percursos foram assinados por Sérgio Villela Villaça Freitas e, segundo o presidente da Federação Hípica de Brasília, Almir Lustosa Vieira, “trouxeram um excelente grau de dificuldade técnica para os conjuntos, nivelando bem a prova com muita competitividade até o final em todas as categorias.”

O domingo começou com a disputa pelo título da categoria Amador B, com obstáculos a 1m05, em que sete conjuntos foram para o desempate com zero pontos perdidos no campeonato. Após dois dias de provas e duas vitórias, o brasiliense Gabriel Ruan Chaves confirmou a boa perfomance com Cascharella JMen ganhando a terceira disputa do final de semana e levando para a casa o título de campeão brasileiro Amador B 2021. Gabriel fechou o percurso do desempate com o tempo de 27s36, batendo o seu próprio tempo com Absinthum JMen, de 29s75. Como, de acordo com o regulamento, não é possível acumular duas posições entre os três primeiros colocados no Brasileiro, Gabriel ficou em primeiro com Cascharella e quarto com Absinthum.

gabriel2908

Gabriel e Cascharella JMen rumo ao título brasileiro Amador B

O vice-campeonato ficou com a brasiliense Letícia Lima e Curae Med Calida Z, também com zero pontos perdidos no desempate e tempo de 29s98. O bronze foi para Elisa Grillo e Kiss and Fly G, com 32s84, seguida por Florence Berthier e Comme Il Fault com 34s55, ambas por Brasília. Fechando o pódio na 6ª colocação aparece a representante do Rio de Janeiro Gabriela Berro montando Esmeralda, que fechou o desempate com 31s12, porém com 4 pontos perdidos.

amadorB2908

Comemoração no pódio dos campeões brasileiros Amador B

leticia2908

A vice-campeã amador B Letícia e Curare Med Calida Z

4 elisa grillo e kiss and fly

Elisa com Kiss and Fly G garantiram bronze no Amador B

Já a definição do título na categoria Amador A contou com dois conjuntos que fecharam o terceiro dia de prova zerados. Sagrou-se campeã a carioca Nathana Calil montando Cehjur High Light, com tempo de 29s85. A prata foi da brasiliense Rafaella Muller com SL Igor em 30s25.

Após a vitória, Nathana contou sobre a emoção de conquistar o título:.”Eu nunca tinha saltado em Brasília, é um pouco mais seco do que estou acostumada no Rio. Apesar do meu conjunto com a minha égua Cehjur High Light só ter seis meses, a cada dia ela me surpreende mais: é uma égua limpa, rápida, franca. Então desde o primeiro dia ela estava espetacular. O piso está ótimo e a gente procurou dar o nosso melhor dia após dia, zero após zero, e no desempate conseguimos um bom tempo para classificar em primeiro lugar”. Quanto ao nervosismo para o desempate, Nathana comentou que: “tive todo um preparo psicológico para o desempate com o meu professor e grande amigo, Thiago Mesquita, ele soube exatamente o que estava sentindo, falou ‘respira fundo, vai com calma e se diverte’. E foi isso que fizemos.”

nathana2908

Nathana e Cehur High Light: campeãs brasileiras Amador A

rafaella2908

Rafaella e SL Igor: vice-campeões brasileiros Amador A

Para a disputa pelo bronze, nove conjuntos com 4 pontos perdidos se habilitaram ao desempate em que nada menos que oito voltaram a zerar. Quem levou a medalha foi Renata Rios montado SL Bigo por Brasília, com tempo de 27s26. A 4ª colocação no pódio final foi de Paula Maluf e Sardenha Tok, 27s35, por São Paulo. Em 5º lugar aparece Marcela Czarneski e Big Boss Cequipel, 27s94, e na 6ª colocação Mariana Sousa e Arthos JMen, com 28s39, ambas por Brasília.

renata rios2908

Bronze para Renata e SL Bigo

podioAmadorA 2908

Os campeões brasileiros Amador A 2021 em clique para  posterioridade

Também com um desempate super emocionante, a disputa da categoria Amador, com obstáculos a 1.25m no último dia de competição, contou com três conjuntos no desempate. A vitória foi de Maria Fernanda Trabulsi com seu alazão que chamou a atenção de todos pelo excelente desempenho, Carthano JMen, sem faltas, em 31s15, por São Paulo. “Na Taça Paulistão fui para o desempate, eu era a última a saltar, o coração estava apertado e acabei fazendo uma falta, apesar do tempo mais rápido. Dessa vez fui a última a saltar novamente, mas pensei ‘temos que fazer alguma coisa diferente’. E acabou que, de todos os dias, o desempate foi o que eu acho que montei melhor e consegui fazer o que tínhamos programado. Foi muito emocionante”, comentou a campeã após a premiação.

mariafernanda2908

Maria Fernanda e Carthano JMen rumo ao título brasileiro Amador

O vice-campeonato ficou com o experiente cavaleiro brasiliense Geraldo Lemos que montou Czar Virgolino e finalizou o desempate com percurso limpo etempo de 31s57. O bronze coube para o Tenente Danilo Augusto Machado com Torpedo do Rincão, em 30s10, mas uma falta, também por Brasília.

geraldo2808

O vice-campeão Amador Geraldo e Czar Virgolino em salto perfeito

ten danilo2908

Tenente Danilo e Torpedo do Rincão: bronze na categoria Amador

podioamador2908

Campeã Maria Fernanda Trabulsi / Carthano JMen – FPH
Vice Geraldo Lemos / Czar Virgolino – FHBR
3º Tenente Danilo Augusto Machado / Torpedo do Rincão – FHBR
4º Claudia Horn / Cristhiano JMen II – FGEE
5º Vitor Hugo Masieiro / Corttez G – FHBR
6º Patrícia Vianna / Chiara JMen W – FEERJ

Na categoria Amador Top, Marco Antônio Modesto Filhom, o brasiliense que é o atual líder do Ranking CBH da categoria,  vinha com favoritismo após duas vitórias com a égua Chevaux Zorrera 3K, porém teve 4 pontos perdidos após leve toque em um obstáculo delicado com testeira. Assim, o conjunto foi para o desempate pelo ouro com Gustavo Mourão com Mourão Horses Legendary JMen. Também representando Brasília, ambos com 4 pontos no campeonato. Com muita emoção e comemoração, a vitória se confirmou para Marco Antônio e Zorrera, que concluíram o percurso do desempate sem faltas, em 35s33. Gustavo com Mourão Horses Legendary JMen ficou com a prata sem faltas, em 36s58.

marcoantonio2908

Marco Antonio e Zorrera 3K: campeões brasileiros Amador Top

Após já ter sido duas vezes vice-campeão brasileiro e três vezes bronze, Marco onta que ser campeão era um grande sonho. “OBrasiliero é sempre um campeonato muito esperado em qualquer categoria. Sempre começamos um pouco mais tensos e melhoramos ao longo do campeonato. Sempre sonhei em ser campeão brasileiro, me esforcei muito para atingir esse objetivo e graças a Deus alcancei. Não foi fácil, todos os amadores que estavam na final tinham chance, era realmente uma turma muito forte. Eu cumpri meu papel, minha égua (Zorrera 3K) é espetacular, me ajudou em todos os sentidos, principalmente no desempate porque o Mourão fez um tempo muito rápido, mas contei com toda a categoria e sobra dela”, comemorou Marco.

gustavomourao2908

O vice-campeão Amador Top Gustavo e Legendary JMen

podioAmadorTop2908
Campeão Marco Antônio Modesto Filho / Chevaux Zorrera 3K – FHBR
Vice Gustavo Mourão / Mourão Horses Legendary JMen – FHBR
3º Roberta Alfinito Barcha / Chevaux Condoctro TW – FHBR
4º Marco Antônio Modesto Filho / Chevaux Cashley – FHBR
5º Alexandre Vidal / LM Holanda – FHBR
6º Gabriel Gomes / Carlucci GMS – FHBR

Confirmando as boas impressões dos competidores sobre o evento, João Loyo,  presidente da CBH que também marcou presença na disputa, comentou que “foi um prazer estar aqui em Brasília nesse evento maravilhoso. O Almir (Almir Lustosa Vieira, presidente da FHBr) e o Ibraim (Ibraim Oliveira, presidente da Sociedade Hípica de Brasília) fazem de tudo para nos receber como se fosse em casae foi realmente uma festa fantástica. Acho que todos que vieram estão muito felizes! ”

O próximo Campeonato a ser disputado é o Brasileiro da Juventude e Under 25, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, entre 13 e 19 de setembro. As inscrições estão abertas no portal da Federação Paulista de Hipismo.

Resultado completo Brasileiro de Amadores – clique aqui. 

Com fonte e fotos: Isabella Campedelli – foto: Marco Antonio Modesto – Gabi Lutz

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here