Terapia Física e Reabilitação de Equinos Atletas

Desde a sua domesticação o equino tem sido utilizado em diversos tipos de atividade, a fim de atender necessidades humanas. Recentemente tem-se crescido o interesse do uso desses animais em atividades de esporte e lazer, de tal modo que estes passaram a ser vistos como atletas

Desde a sua domesticação o equino tem sido utilizado em diversos tipos de atividade, a fim de atender necessidades humanas. Recentemente tem-se crescido o interesse do uso desses animais em atividades de esporte e lazer, de tal modo que estes passaram a ser vistos como atletas, tendo de manter altos índices de desempenho e estando susceptíveis aos mais diversos tipos de lesões.

Avanços recentes nas áreas da medicina esportiva, fisioterapia e reabilitação equina têm auxiliado no processo de recuperação desses animais e retomada do desempenho atlético após períodos de inatividade por lesão. Assim a presente revisão tem por objetivo caracterizar as técnicas de fisioterapia e reabilitação equina bem como apontar as principais in dicações de cada uma destas.

Introdução

Desde sua domesticação o equino tem sido utilizado para os mais diversos tipos de atribuições, tendo crescido consideravelmente o interesse pela utilização desse animal em atividades de esporte e lazer, o que tem proporcionado uma exploração de grande interesse econômico e que envolve animais de alto valor1;2.

Os esportes equestres demandam do animal atleta um elevado índice de desempenho em virtude de exigências competitivas cada vez maiores3. Em muitos casos o tipo de esforço ao qual o equino é submetido excede os seus limites fisiológicos, predispondo esses a diversos problemas de ordem musculoesquelética4.

Muitas das condições clínicas que atingem o equino atleta, além de gerarem desconforto ao animal, por vezes exigem que este se mantenha afastado das atividades esportivas por um longo período, resultando, sobretudo em perdas econômicas. Lesões tendíneas e ligamentares não só significam queda de desempenho, como também podem significar o afastamento definitivo do esporte5.

Avanços recentes na área da reabilitação e medicina esportiva equina tornaram possível aos equinos atletas alcançar novos níveis de excelência6. A fisioterapia e reabilitação são de grande valia para que a terapia médica ou cirúrgica torne-se bem sucedida, reduzindo o tempo de recuperação do paciente e potencializando a chance de que esse volte a ter o mesmo desempenho nas atividades realizadas anteriormente. Agentes físicos, tais como; frio, calor, eletricidade, som, campos magnéticos, compressão e movimento, podem ser utilizados pelo terapeuta durante a reabilitação de equinos atletas, no intuito de auxiliar na redução da dor e edema, e promover a restauração do funcionamento ideal da região afetada7. Entretanto, para a aplicação dessas técnicas, é necessário que se tenha conhecimento a cerca das indicações e métodos de tratamento, bem como um diagnóstico que proporcione a localização da lesão8;9.

Assim, a presente revisão, tem por objetivo abordar características acerca dos mecanismos de ação, indicações e usos de técnicas de fisioterapia e reabilitação de equinos atletas.

MATÉRIA COMPLETA CLIQUE AQUI.

Fonte: Revista Equina

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here