Paratleta de Três Tambores compete com cavalo que também é cego

Gabriel Ottoni, 10 anos, só tem motivos para comemorar, ele recebeu, da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha – ABQM, o certificado oficial de Paratleta. Nascido prematuro, com seis meses, ele ficou cem dias na UTI e teve deslocamento de retina por excesso de oxigênio.

O garoto de dez anos, com deficiência visual desde o nascimento, mora e treina em Sorriso/MT.

 

Paratleta de Três Tambores compete com cavalo que também é cego

Gabriel Ottoni, 10 anos, só tem motivos para comemorar, ele recebeu, da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha – ABQM, o certificado oficial de Paratleta. Nascido prematuro, com seis meses, ele ficou cem dias na UTI e teve deslocamento de retina por excesso de oxigênio. Posteriormente, foi diagnosticado com retinoplatia da prematuridade.

O pequeno conheceu os cavalos através de tratamento de reabilitação feito em aulas de equoterapia em um centro especializado na cidade onde nasceu e mora, Sorriso/MT, a 420 km de Cuiabá. Foi a equoterapia que o ajudou a não só ter equilíbrio e coordenação, mas autoconfiança. Ele não enxerga nem vultos, apenas distingue a claridade, e em razão dessa deficiência Gabriel teve dificuldades para se relacionar com outras crianças da mesma idade.

Matéria completa veja aqui.

Por Equipe Cavalus
Fonte: Folha de São Paulo
Foto: Nilsinho Casarin/Folha/Divulgação

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here