Estreante no CHIO Aachen, Eduardo Menezes vence 1ª prova de salto na meca do hipismo mundial

Eduardo Menezes, integrante do Time Brasil na Rio 2061, vence no CHIO Aachen, na Alemanha

Deu Brasil na primeira prova de Salto CHIO Aachen, na Alemanha, criado em 1898 e considerado o mais tradicional evento do hipismo mundial. Em sua estreia em Aachen, o cavaleiro pan-americano e olímpico Eduardo Menezes levou Carushka 2 à vitória na prova velocidade Prêmio Stawag, a 1.50 metro, sem faltas, na excelente marca de 59s36, superando demais 53 conjuntos. A 2ª colocação coube a amazona holandesa Anike Poels com Cosma Go , sem faltas, 61s01, pela Holanda. Em 3º lugar chegou o medalhista olímpico alemão Marcus Ehning apresentando Calanda 42, pista limpa, 62s16.

“É uma loucura o movimento que já tem aqui plena terça-feira”, declarou Eduardo, 37, radicado nos EUA. A vitória não foi acaso. “Sempre que monto, quero vencer. Quando não dá certo, a razão não é que não tenha tentado”, brincou o brasileiro. Caruschka 2, uma égua oldenburger de 13 anos, é especialista em provas de velocidade. Nessa quarta-feira, 19, no Prêmio Turkish Airlines, Eduardo larga com Quintol, com o qual competiu nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ao todo serão disputadas 18 provas de Salto no CHIO Aachen, fechando com o GP Rolex, no domingo, 23/9, em que o cavaleiro olímpico brasileiro Pedro Veniss com Quabri de I´Isle está entre os fortes candidatos ao título. Pedro também concorre ao título do Rolex Grand Slam que é disputado em Aachen, Genebra e Spruce Meadows, em Calgary. Em 11/12/2016, Pedro com Quabri de I´Isle foi o campeão do GP de Genebra. O cavaleiro que vencer os três concursos em sequência fica com o título e com um prêmio adicional em dinheiro, no valor de 1 milhão de euros.

O britânico Scott Brash foi o primeiro e até agora único cavaleiro que conseguiu esse extraordinário feito: venceu em Genebra em 2014, assim como em Aachen e Spruce Meadows em 2015.

Outras modalidades

Além das provas de Salto, o CHIO Aachen também reúne provas de Adestramento, Concurso Completo, Atrelagem e Volteio e deve atrair nada menos que 350 mil espectadores ao longo dos 10 dias de evento, entre 14 e 23/7. São muitas as atrações do CHIO Aachen, começando pela Cerimônia Oficial de Abertura na terça-feira, 18/7, às 19h45 (hora local) com desfile dos países participantes, apresentações equestres da Holanda, país parceiro deste ano e homenagens. Mais de 200 cavalos e 800 pessoas estarão envolvidas neste espetáculo. Ao todo, 350 cavaleiros entre os tops mundiais das cinco modalidades e representando 30 países vão em busca da milionária premiação de 2,7 milhões de euros.

Adestramento brasileiro conta com João Victor Oliva

João Victor Oliva, 21, medalhista pan-americano por equipes e atual campeão sul americano, fará sua estreia em Aachen nessa quinta-feira, 19/7. O cavaleiro que treina na Alemanha é o terceiro brasileiro a competir na modalidade em Aachen. A primeira foi Ingrid Borghoff Troyko em 1972 que conquistou um histórico 2º lugar e, em 2012, Luiza Almeida representou o país no país no evento que naquele ano tinha o Rio de Janeiro como a cidade parceira, tradição do evento.
Resultado Prêmio Stawag com video de Eduardo Menezes
Site oficial CHIO Aachen 2017

Fonte: Imprens CBH Carola May com as fontes: CHIO Aachen e colaboração Rute Araujo

 

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here