JOÃO VICTOR MARCARI OLIVA NO MILENAR CHIO AACHEN

Em julho, de 14 a 23, os amantes dos esportes hípicos vão estar com a atenção voltada para o Aachen Equestriam Festival, na Alemanha, o mais esperado evento mundial do segmento. E este ano, nas pistas do Deutsche Bank Stadium, palco das competições de Adestramento, o Brasil será representado pelo jovem talento de 21 anos, João Victor Marcari Oliva, que montando o Lusitano Xamã dos Pinhais compete no Concurso de Dressage Internacional (CDI4*): a estreia do conjunto é no Grand Prix (quarta-feira 19 às 16h30, hora local) e em se classificando volta para o Grand Prix Freestyle (sábado 22 às 21h30). Aberto apenas a atletas convidados, o CDI4* reúne 40 conjuntos de 13 países.

Esta é a segunda vez que um atleta brasileiro do Adestramento compete no CHIO Aachen: em 2012, Luiza Almeida montando o também Lusitano Samba representou o país no evento que naquele ano tinha o Rio de Janeiro como a cidade parceira, tradição do evento.

O CDI4* é uma das muitas atrações do CHIO Aachen. Ao longo de dez dias serão realizadas competições de Dressage (incluindo um CDIO5*), Salto, Atrelagem (com 4 cavalos), Concurso Completo de Equitação (CCE) e Volteio. Ao todo, 350 cavaleiros entre os tops mundiais das cinco modalidades e representando 30 países vão em busca da milionária premiação de 2,7 milhões de euros.

Além das competições, variados espetáculos equestres e eventos paralelos fazem parte da programação e envolvem outros 550 cavalos. O público deste ano também deve superar o de 2016, quando mais de 348 mil pessoas foram assistir o evento.

Instituído em 1898 e considerado o concurso hípico mais tradicional do mundo, o CHIO Aachen se distribui em diferentes arenas: a Dressage acontece no Deutsche Bank Stadium que tem capacidade para 6.300 pessoas; o Salto é atração no Main Stadium que recebe 40 mil pessoas; o Concurso Completo de Equitação se divide entre as pistas de Dressage, Salto e o Aachen Soers, palco da prova de cross-country; a Atrelagem acontece no Driving Stadium e no Soers Marathon Course, enquanto o Volteio terá como palco o Albert-Vahle Arena que tem capacidade para 1.100 pessoas.

São muitas as atrações do CHIO Aachen, começando pela Cerimônia Oficial de Abertura na terça-feira, 18/7, às 19h45 (hora local) com desfile dos países participantes, apresentações equestres da Holanda, país parceiro deste ano e homenagens. Mais de 200 cavalos e 800 pessoas estarão envolvidas neste espetáculo. No Deutsche Bank Stadium, dias 14 e 15, outro momento imperdível é o concerto “Horses & Symphony” com apresentações equestres ao som da Orquestra Sinfônica de Aachen.

Das competições, os maiores destaques ficam com a Copa das Nações do Salto (sábado 22) e duas disputas no domingo 23: o Grand Prix Freestyle do CDIO5* e o Rolex Grand Prix de Salto, competições que reúnem os tops mundiais das duas modalidades.

O encerramento do evento, também dia 23, a partir das 17h00, é outro momento mágico para quem vai ao CHIO Aachen: ao som de “Muss I Denn”, tradicional canção alemã, cavaleiros e plateia acenam lenços brancos – que se traduz na promessa de todos retornarem no ano seguinte – tradição que vem desde 1953.

Mais de 600 jornalistas de todo mundo estão credenciados para o CHIO Aachen 2017. A TV alemã fará 30 horas de cobertura do evento que será transmitido para 140 países.

Aguarde mais informações aqui na Página da Coudelaria Ilha Verde e acompanhe também pelo site oficial: www.chioaachen.de

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here