Osteocondrose: Aparelho locomotor dos equinos

É a doença do desenvolvimento caracterizada por um defeito na ossificação endocondral que leva a uma osteocondrose dissecante. As células cartilaginosas deixam de se diferenciar normalmente, a zona hipertrófica de células cartilaginosas é mantida e a calcificação desta não ocorre.

É a doença do desenvolvimento caracterizada por um defeito na ossificação endocondral que leva a uma osteocondrose dissecante.

As células cartilaginosas deixam de se diferenciar normalmente, a zona hipertrófica de células cartilaginosas é mantida e a calcificação desta não ocorre.

Os capilares não invadem a cartilagem anormal, não tendo prosseguimento a ossificação endocondral relutando em uma área de cartilagem espessada. Portanto, agora os nutrientes devem difundir-se por maior distância da sinovia até as camadas basais das células cartilaginosas, teoriza-se que se seguirá a necrose destas células.

Os fatores predisponentes são:

– Predisposição hereditária;

– Crescimento rápido e aumento da massa corporal;

– Nutrição;

– Desequilíbrio mineral;

– Stress biomecânico.

Para obtenção do diagnóstico deve-se seguir o seguinte protocolo:

– Exame clínico;

– Anestesia intra-articular;

– Exame radiológico.

Os animais com osteocondrose devem ser mantidos em tratamento conservativo (repouso por três a seis meses associado ao uso de glicosaminoglicano) ou por cirurgia.

 

Fonte:Horse Brasil

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here