Laço Comprido é considerado uma das bandeiras culturais do MS

Há mais de uma década, o Estado sedia a maior competição nacional da modalidade.

São os homens campeiros os responsáveis pelo desenvolvimento do Laço Comprido como um esporte equestre. A tradicional modalidade, atualmente reconhecida como uma das bandeiras culturais do Estado do Mato Grosso do Sul, teve os seus primeiros registros na década de 1970. Período em que nasceram os Clubes de Laço e quando foi estabelecido o estatuto considerando o Laço Comprido como esporte.

Laçadores contam que naquela época não havia cercas para contenção dos animais. “A única forma de pegá-los era utilizando o laço. Dessa forma, o homem campeiro, até para sobreviver, foi se tornando um exímio laçador, fazendo dele uma arte que foi sendo transmitida de geração em geração”, explica José Carlos Tavares do Couto Filho, presidente do Núcleo Sul-Mato-Grossense do Quarto de Milha (MSQM).

Há mais de uma década, a capital Campo Grande sedia o Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido. A maior competição nacional da modalidade, que teve a sua 11ª edição realizada de 04 a 07 de agosto deste ano, é promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e organizada pelo MSQM. De acordo com o núcleo, o esporte cresce cerca de 20% ao ano.

Paixão que aquece a economia estadual

Cerca de três eventos de Laço Comprido são promovidos por mais de 40 clubes todos os finais de semana, em 77 municípios do Mato Grosso do Sul. Segundo os organizadores, as provas são responsáveis por um grande impacto econômico-financeiro no comércio de rações, vacinas, medicamentos veterinários, hotéis, restaurantes, postos de gasolina, além da geração de milhares de vagas diretas e indiretas de trabalho.

Um esporte que une a família

Mais de 200 famílias estão diretamente envolvidas no evento. “O Laço Comprido é o esporte da família. Temos categorias com premiações específicas para casais, pais e filhos, avós e netos e irmãos. Também buscamos incentivar à educação, através de provas para estudantes do ensino fundamental ao superior. E por tudo isso, nossos atletas são símbolo de virtude, comportamento moral e ética”, finaliza o presidente.

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here