Alvorada Crioula registra dobradinha para a Cabanha Marconi

Exposição Morfológica Incentivo reuniu 92 animais da raça Crioula em Ponta Grossa (PR), neste fim de semana

Foram conhecidos neste domingo, dia 9, no Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa (PR), os grandes campeões da 6ª Alvorada Crioula, promovida pelo Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos. Dois animais criados pela Cabanha Marconi, de Santana do Livramento (RS), levaram o título de Melhor Exemplar em ambas as categorias da exposição Incentivo que figura entre as mais disputadas da raça.

Com 92 exemplares em pista, representantes de criatórios do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, a exposição foi julgada por Carlos Loureiro de Souza. O jurado elogiou o nível da disputa, que teve início na manhã de sábado e encerrou no começo da tarde de domingo.

– Desde as primeiras categorias, havia animais de extrema qualidade. A comparação foi necessária em diversos momentos, mas certamente todos os premiados têm um futuro brilhante pela frente, inclusive no grande palco da raça, a Expointer – avaliou Souza.

A novidade desta edição do evento foi a premiação igual para ambas as categorias: Geração 2015/2016 e Geração 2014/2015. Além da quantia de R$ 18 mil distribuída aos vencedores, os melhores exemplares de cada geração também receberam uma moto zero quilômetro – a fêmea Marconi Sol y Luz e o macho Marconi Concha y Toro.

O proprietário da Cabanha Marconi, Alexandre Araújo, comemorou a vitória em dose dupla para o criatório, que também conquistou o título de Reservado Grande Campeão da Geração 2015/2016, com Marconi Ouro em Pó:

– É uma felicidade imensa estar entre os melhores desta pista fortíssima. Sem dúvida, foi a afirmação do Concha y Toro, que mostrou condições de alçar voos maiores no próximo ano. Obrigado aos acreditaram nele e hoje são nossos parceiros em condomínio. Já a Sol y Luz e o Ouro em Pó representam uma nova geração, fruto de muito trabalho, que começa a despontar.

A programação do Núcleo Caminho das Tropas ainda incluiu palestra sobre preparo morfológico, ministrada por Rafael Pons Suné, na noite de sexta, e mesa-redonda sobre Morfologia, realizada na tarde de domingo. A 6ª Alvorada Crioula contou com patrocínio da Vetnil e Bagetti, além do apoio da Equosupri e Estância Vendramin.

Confira os resultados da 6ª Alvorada Crioula:

GERAÇÃO 2015/2016

FÊMEAS

Grande Campeã e Melhor Exemplar:

Marconi Sol y Luz, filha de Tañido Brujo e JA Mascarada; Criador e Expositor Cabanha Marconi, Santana do Livramento (RS)

Reservada Grande Campeã:

Fina Flor da Rossato, filha de Manicero do Recanto Crioulo e Dengosa do Recanto Crioulo; Criador e Expositor Cabanha Rossatto, Curitiba (PR)

Terceira Melhor Fêmea:

Maçanilha da Vendramin, filha de São João do Juncal Pandemônio e Iluminada da Vendramin; Criador e Expositor Estância Vendramin, Palmeira (PR)

Quarta Melhor Fêmea:

Campeio Desejada, filha de AS Malke Tormento-TE e Raposa do Itapororó; Criador e Expositor Agropecuária Rockenbach, Bagé (RS)

MACHOS

Grande Campeão:

Nochero da Matarazzo, filho de Índio do Boeiro e Cobiçada do Barulho 671; Criador e Expositor Cabanha Villa Matarazzo, Amparo (SP)

Reservado Grande Campeão:

Marconi Ouro em Pó, filho de Equador de Santa Edwiges e Marconi Iluminada; Criador e Expositor Cabanha Marconi, Santana do Livramento (RS)

Terceiro Melhor Macho:

La Orilla Cuzco, filha de Sultão da Lagoa Seca e Polka de Rosazul; Criador e Expositor Cabanha La Orilla, Marquinho (PR)

Quarto Melhor Macho:

Juquiri End da Kaûixi, filho de Pora Algarrobo e Enluarada End da Kaûixi; Criador e Expositor Fazenda Kaûixi, Ponta Grossa (PR)

GERAÇÃO 2014/2015

FÊMEAS

Grande Campeã:

Olenka da Bela Aliança, filha de Maneador Carnavalito e Nhú-Potyra da Escondida; Criador e Expositor Cabanha Bela Aliança, São Bento do Sul (SC)

Reservada Grande Campeã:

JRV Jocasta-TE, filha de Hulk da Santa Juvita e Conquista da JRV; Criador e Expositor Cabanha Alvorada, Pato Branco (PR)

Terceira Melhor Fêmea:

WB Herencia, filha do Luzeiro do Carumbé e Campeita do Boeiro; Criador e Expositor Cabanha Mangabeira,Tubarão (SC)

Quarta Melhor Fêmea:

Lembrança da Vendramin, filha de Macanudo do Itapororó e Encarnacion de Los Campos; Criador e Expositor: Estância Vendramin, Palmeira (PR)

MACHOS

Grande Campeão e Melhor Exemplar:

Marconi Concha y Toro, filho de Alto Astral de Santa Edwiges e Marconi Imagem; Criador e Expositor Condomínio Concha y Toro, Santana do Livramento (RS)

Reservado Grande Campeão:

Recuerdo do Recanto Crioulo, filho de Mañanero Manicero e Fortuna do Recanto Crioulo, Criador e Expositor Estância Três Coxilhas, Barra Velha (SC)

Terceiro Melhor Macho:

Manto Sagrado da Matarazzo, filho de Índio do Boeiro e Chilena da Charqueada, Criador e Expositor Cabanha Villa Matarazzo, Amparo (SP)

Quarto Melhor Macho:

Legendário da Vendramin, filho de AS Malke Sedutor-TE e Dinastia do Itapororó, Criador e Expositor Estância Vendramin, Palmeira (PR)

Fonte- AgroEffective

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here