Hipismo: como praticar e por onde começar?

Sem limite de idade, o esporte não exige que você tenha cavalo próprio e pode ainda ser usado como terapia

A elegante e milenar arte de montar a cavalo surgiu em 1.360 a.C, quando foi elaborado o primeiro tratado de adestramento pelo treinador e professor de equitação Kikkulis, do antigo reino de Mitanni. Durante a Rio 2016, o hipismo mais uma vez marcou presença, sendo disputado nas modalidades adestramento, salto e Concurso Completo de Equitação (CCE), e chamou atenção de curiosos que conheciam pouco do esporte. O período olímpico contou ainda com uma ampla campanha mundial, desenvolvida pela Federação Equestre Internacional (FEI), órgão regulador global do hipismo. Intitulada #2Corações, a campanha apre sentou um novo olhar sobre o esporte de uma forma nunca antes feita, celebrando a relação singular entre cavaleiros e seus cavalos e como seus dois corações batem como um só na corrida para a vitória.

Com o término das Olimpíadas, fica a pergunta – por onde começar a treinar?

As escolas de equitação são os lugares ideais para a prática do esporte de iniciantes. Em aulas empolgantes e desafiadoras, o aluno tem a oportunidade de conhecer todos os comandos de controle do cavalo, além de aprender a galopar, fazer exercícios de equilíbrio e, ainda, saltar e percorrer trajetos com obstáculos diferentes e de variados graus de dificuldade. E o aprendizado não para por aí: mais do que conduzir o cavalo, os iniciantes aprendem a lidar com o animal, prepará-lo para a prática e, sobretudo, respeitá-lo. A anatomia do cavalo, seu aparelho digestivo, seus hábitos alimentares e a busca pela relação sincera entre o homem e o animal são algumas das premissas para quem quer iniciar n o universo do hipismo.

As aulas de equitação vão desde o primeiro contato com o animal com instruções básicas até que se alcance níveis para participar de competições. Com duração média de 45 minutos, em duas ou três lições o aluno cavaleiro passa a conduzir seu cavalo com confiança para os primeiros trotes e galopes. E, com a evolução da montaria, o cavaleiro pode optar por modalidades diversas, como Salto, Adestramento, Volteio etc.

Escolinhas de hipismo no Rio de Janeiro oferecem opções de treinos mensais em torno de R$ 330 reais e exigem apenas o uniforme para a proteção do aluno, com camisa polo ou de malha, capacete (também conhecido como casquete), culote (calça para montaria) e bota ou perneira. Não é preciso possuir um cavalo para frequentar as aulas.

Há ainda algumas instituições que oferecem aulas gratuitas para a formação do cidadão, como a Escola de Hipismo de Volta Redonda (RJ) e o projeto da ONG Cavaleiros Independentes. Na Escola de Hipismo de Volta Redonda, são oferecidas aulas gratuitas a alunos de 8 a 14 anos da rede municipal de ensino ; além de 40 vagas para idosos integrantes dos programas municipais para a Terceira Idade. É a única escola pública de hipismo em atividade no Brasil e já formou mais de 1,6 mil alunos.

Começar a praticar hipismo é simples e exige apenas a apresentação da carteira de vacinação e uma avaliação médica, algumas vezes oferecida na própria hípica.

Sem limite de idade – de 2 a 90 anos

Para os pequenos, dos 18 meses até 12 anos, a opção são os pôneis, que permitem o desenvolvimento de todas as habilidades necessárias à prática do hipismo. Nesse caso, as aulas têm duração média de 35 a 45 minutos, com valores em torno de R$ 430.

O esporte é um dos poucos que pode ser praticado por pessoas de várias faixas etárias – a partir dos 5 anos de idade. Não é à toa que registra dois dos atletas mais velhos na disputa dos Jogos Olímpicos – o austríaco Arthur Von Pongracz, que tinha 72 anos durante as Olimpíadas de 1936, em Berlim; e a britânica Lorna Johnstone, que com 70 anos participou das provas de 1972, em Munique. Na Rio 2016, a neozelandesa Julie Brougham, amazona de hipismo adestramento, foi a atleta mais velha dos Jogos e mais: fez sua primeira estreia olímpica no esporte. Enquanto a equipe mais jovem das Olimpíadas foi o Time Brasil de hipismo adestramento, composto por Luiza e Pedro Almeida, João Victor Oliva e Giovan a Pass.

Algumas pessoas buscam o hipismo não somente para praticar. Para alguns, montar a cavalo é uma terapia. A equoterapia, por exemplo, surgiu a partir dessa necessidade. Trata-se de um método que utiliza o animal, mesclando as áreas de saúde, educação e equitação, em busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. E, ainda, é uma opção para trabalhar a coordenação motora, tonificar os músculos e emagrecer.

Onde praticar?

No Rio de Janeiro: 

Sociedade Hípica Brasileira

Oferece aulas de equitação e possui escola de pôneis

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2448. Lagoa

Tel: (21) 2156-0161

http://www.shb.com.br/

Equita Club

Tem como foco o hipismo clássico (Adestramento, Salto e CCE). Alunos aprendem a lidar com os animais, desde sua preparação até o banho após a aula.

Endereço: Av. Prefeito Dulcídio Cardoso, 406, Barra da Tijuca

(21) 99697-4595

http://www.equitaclub.com.br

Hípica do Clube Marapendi

Oferece aulas de equoterapia

Endereço: Avenida das Américas, 3979, Barra da Tijuca

Tel: (21) 2431-4293

http://www.clubemarapendi.com.br/banner_esportes/deploy/esportes_hipica.html

Em São Paulo:

Sociedade Hípica Paulista

Oferece aulas nas modalidades Adestramento, Salto e Volteio, além de equoterapia e possui escola de pônei

Endereço: Rua Quintana, 206, Itaim Bibi.

Tel: (11) 5504-6100

http://shp.org.br/

Clube Hípico de Santo Amaro

Oferece aulas nas modalidades Salto, Adestramento, Volteio, e equoterapia e escola de pônei

  1. Visconde de Taunay, 508 – Santo Amaro

Tel: (11) 5694-0600

http://www.chsa.com.br/home/

Centro Hípico de São Bento

Oferece aulas de equitação, hipismo e equitação lúdica para crianças

Rodovia dos Tamoios, Km 4. São José dos Campos- SP

Tel: (12) 7814-4882 / 12 9 9616-2893

Em Belo Horizonte:

Hípica Corumi

Oferece aulas de equitação para todas as idades e equoterapia para crianças menores de 5 anos

Av. Professor Navantino Alves, 277 – Cidade Jardim Taquaril, Belo Horizonte/MG

Tel: (31) 3141-1714

Academia do Cavalo

Aulas de equitação e equoterapia

Av. Otacílio Negrão de Lima, 7400
Pampulha, Belo Horizonte/MG

(31) 3427-7329 • (31) 8600-1701

http://www.cafepaddock.com/academia/

 

Em Porto Alegre: 

Sociedade Hípica Porto Alegrense

Aulas de equitação e equoterapia

Endereço: Av. Juca Batista, 4931 – Hípica, Porto Alegre – RS

Telefone:(51) 3264-1326

http://www.shpa.com.br/

Escola de Equitação Cristal

Competições de escolinha e cavalos especialistas em cada prova

  1. do Santuário, 220

Belém Velho, Porto Alegre/RS

http://www.escoladeequitacaocristal.com/

Fonte: Daniella Monteiro

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here