Vale a pena conferir- Adestramento nas Olimpíadas Rio 2016

Atuais campeões olímpicos individuais e por equipes, a dupla britânica aparentemente invencível, Charlotte Dujardin e Valegro, chegou ao cenário do Adestramento Mundial em 2009 e, desde então as coisas nunca mais foram as mesmas. Eles detém os três recordes mundiais: no Grand Prix, Grand Prix Special e Freestyle. Conquistaram duplo ouro tanto nas Olimpíadas de Londres 2012 quanto nos Jogos Equestres Mundiais em 2014, na França. Também venceram o Campeonato Europeu e a Copa do Mundo. A pergunta no ar é: Dujardin e Valegro vão repetir o feito no Rio?

charlotte

Charlotte e Valegro são fotes candidatos ao ouro; foto: The Telegraph

Para defender o título olímpico conquistado em casa em 2012, o time britânico vem bem armado com Carl Hester/Nip Tuck, Fiona Bigwood/Orthilia e Spencer Wilton / Super Nova II, ao lado de Dujardin. Holandeses e alemães também estão no páreo, estes últimos sendo os recordistas olímpicos com nada menos que 12 títulos por equipes e sete individuais. Ainda entram na briga por medalhas os esquadrões da Austrália, Dinamarca, França, Suécia, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Espanha, Japão e Brasil, e conjuntos de outras 14 nações participam individualmente.

Participação Brasileira

O time canarinho é formado por jovens e talentosos atletas. Três irmãos estão na esquadra: Luiza Tavares de Almeida, 24, que monta Vendaval 4, e os gêmeos Pedro Manuel Tavares de Almeida e Manuel Rodrigues Tavares de Almeida Neto, 22, com Xaparro Do Vouga  e Vinheste, respectivamente. Manuel é o reserva. João Victor Marcari Oliva, 20, com Xama Dos Pinhais e Giovana Prado Pass, 18, caçula da equipe com Zingaro de Lyw, completam a equipe.

equipe_adestramento_copy

Equipe do Adestramento com Doda Miranda, do Salto, quando do anúncio oficial, na Sociedade Hípica Paulista; img: Sergio Zacchi

Essa é a terceira edição dos Jogos em que o Brasil classifica uma equipe completa, sendo a primeira vez em Pequim 2008 e em seguida Londres 22012. Atualmente, a técnica da seleção é a belga Mariette Withages.

Agenda

10/8 – 10h00 – 1ª classificatória individual e equipes

11/8 – 10h00 – 1ª classificatória individual e equipes

12/8 – 10h00 – 2ª classificatória individual e Final das equipes

15/8 – 10h00 – Grand Prix Freestyle (Final individual)

Nomes e Números

  • 25 países
  • 11 equipes
  • 14 nações representadas por competidores individuais
  • 60 conjuntos – clique aqui para ver a lista completa
  • Brasil é o único país da América do Sul com representantes no Adestramento.
  • República Dominicana e Palestina participam pela primeira vez na modalidade com Yvonne Losos de Muniz / Foco Loco W e Christian Zimmermann / Aramis 606, respectivamente.
  • A 1ª prova classificatória individual e por equipes é divida em dois dias: 10 e 11/8, quarta e quinta-feira. Os resultados são somados ao da 2ª classificatória na sexta, 12. O total determina os vencedores entre as equipes e os 18 melhores seguem para a final individual na segunda-feira, 15, sendo no máximo três de cada país.
  • A prova que define o pódio individual é o Grand Prix Freestyle, que consiste em uma reprise livre com trilha musical escolhida pelo atleta, mas que deve incluir uma série de movimentos obrigatórios. Os juízes dão pontos também para a técnica e conteúdo artístico.
  • Presidente do júri de campo – Maribel Alonso (México)
  • Membros – Gary Rockwell (EUA), Stephen Clarke (Grã Bretanha), Eddy de Wolff van Westerrode (Holanda), Peter Holler (Alemanha), Thomas Lang (Austrália) and Susanne Baarup (Dinamarca).

Fonte CBH/ Momento Equestre

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here