Maior competição equestre do país deve atrair cerca de 60 mil pessoas

3 - Campeonato Nacional ABQM - Foto Jean Philippe Vasconcelos

Foto Jean Philippe Vasconcelos

Lançamento de projeto que busca implementar categoria paratleta é uma das atrações do evento que vai até o dia 24 de julho, em Avaré (SP).

Avaré (SP) foi coberta pelo clima de competição e a previsão indica bons negócios no mercado equestre, durante o 39º Campeonato Nacional – Trabalho e Conformação. As temperaturas bem amenas – na casa dos 10 °C – são um convite às disputas quentes, nas três arenas, e às compras nos mais de 100 estandes de empresas de ração animal, produtos veterinários, equipamentos para cavalo e cavaleiro, bijuterias finas, óticas e vestuário. Mais de 5,4 mil conjuntos foram inscritos nas provas que vão até o dia 24 de julho, no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel.

A organização estima que 7 mil pessoas/dia passem pelo evento. Um levantamento recente apontou que as competições são responsáveis pela geração de 500 postos diretos de trabalho e por um impacto econômico-financeiro de R$ 7 milhões. A receita é decorrente de gastos com hoteleira, restaurantes, locação de automóveis, combustíveis e com o comércio em geral. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), o movimento financeiro no setor de alimentação – praça de alimentação e food-trucks –, dentro do recinto, também é grande.

Novidades

A associação informou que foram criadas ações que vão ao encontro dos anseios dos participantes do evento. “O naming rights, que deu novas identidades às três arenas de provas do parque, já é um sucesso. As pistas estão mais bonitas e sendo bastante elogiadas pelo público. Os onze camarotes instalados estão acomodando com mais conforto os visitantes e associados. As novas categorias de Cavalo Iniciante e a premiação extra ao projeto ‘Avante Seis Balizas’ incentivaram a participação de novos competidores”, pontuou Fábio Pinto da Costa, presidente da ABQM.

Três Tambores Paratleta

A principal novidade do campeonato será lançada na manhã do dia 23/07. O projeto que visa criar a categoria de ‘Três Tambores Paratleta’, com premiação, é mais uma ação inclusiva da atual gestão da ABQM. “Estamos empenhados neste projeto e vamos pensar em uma ajuda financeira de fomento para todos os núcleos oficiais e associações que se integrarem à iniciativa”, ressaltou o presidente. Natasha Ferraz, ex-competidora da categoria e sócia da ABQM, está responsável pela elaboração do regulamento da prova. Para participar, o paratleta deve se associar à entidade.

Evento internacional e leilões

Junto com as provas do Nacional, também será realizado o Campeonato Oficial da American Quarter Horse Association (AQHA), valendo pontos para o ranking de criadores e competidores da raça. “Além das competições, já ocorre um grande circuito de leilões, todos chancelados pela ABQM. Serão dez remates, de três grandes leiloeiras, com a comercialização de mais de 450 animais. No ano passado, os pregões geraram uma receita de aproximadamente R$ 24,5 milhões”, contabilizou o vice-presidente e diretor financeiro da ABQM, Rodrigo Andrade de Valadares Gontijo.

Outras informações podem ser obtidas no site do evento (www.abqm.com.br) ou pelo telefone (11) 3864.0800.

Jean Philippe Vasconcelos

TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Site: www.textoassessoria.com.br

Facebook: www.facebook.com/textoassessoria

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here