João Victor Marcari Oliva atinge seu 17º índice olímpico

Na Holanda, o cavaleiro de Adestramento registra o maior índice entre os 13 conjuntos habilitados à vaga olímpica

Christmas Show Roosendaal 2015 © DigiShots

João Victor Marcari Oliva e Xamã dos Pinhais (Foto: Rui Pedro Godinho/Divulgação)

Foi um fim de semana de comemoração. Na reta final rumo aos Jogos do Rio 2016, João Victor Marcari Oliva, 20 anos, montando o Lusitano Xamã dos Pinhais atingiu 68.08% na avaliação de sua apresentação no Grand Prix do CDI3* Rotterdam, na Holanda, realizado na sexta-feira (24/6). Foi o maior índice entre todos os 13 conjuntos habilitados a vaga olímpica, o quinto com este cavalo e o 17º no total, uma vez que o atleta do Ilha Verde Team também compete com outras duas montarias. Nesse sábado (25), João Victor se despediu do evento registrando 67.549% no Grand Prix Special.

No Grand Prix, válido como observatoria para os Jogos, participaram 28 atletas de nove países. Dos cinco juízes que atuaram na prova, os quatro olímpicos atribuíram índice para o conjunto do Ilha Verde Team: Thomas Lang, da Áustria (69.000%), Susanne Baarup, da Dinamarca (68.600%), Peter Holler, da Alemanha (68.400%) e Eddy de Wolff van Westerrode, da Holanda (66.500%).

O índice mínimo que o atleta precisa fazer, definido pela Federação Equestre Internacional (FEI), é de 64% na média final do Grand Prix em Concursos de Dressage Internacional (CDIs) com três ou mais estrelas. Além disso, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) determinou que esse índice tem que ser alcançado no mínimo em dois CDIs, e na avaliação de pelo menos um juiz olímpico (5*).

Atleta militar, o terceiro-sargento Oliva ainda tem dois desafios nos próximos fins de semana com Xamã dos Pinhais: na sexta-feira (1º/7) participa de mais um Grand Prix e Grand Prix Special (sábado 2) no CDI4* Fritzens, na Áustria; e encerra sua busca por vaga olímpica no CDI 4* Cappeln, na Alemanha, entre 07 e 10/07.

Informações para Imprensa:

Rute Araújo

 

ruthe.araujo@uol.com.br

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here