O sistema respiratório dos equinos possui peculiaridades e complexidades diferentes do ser humano. Por isso, compreender esta anatomia é de fato fundamental para o profissional que deseja encontrar soluções contra vários tipos de doenças.
Há estudos que apontam que cerca de 25% dos animais de competição no Brasil já contraíram alguma doença pulmonar, sendo estes casos responsáveis por enormes perdas e baixo desempenho.
Desta forma, uma das alternativas mais importantes para auxiliar neste processo é, sem dúvida, o diagnóstico por imagem através de aparelhos específicos, cada vez mais modernos.
Seja através da radiografia, ultrassonografia, endoscopia, ressonância magnética, ou outro equipamento, o médico veterinário possui uma vasta gama de possibilidades, dependendo de cada caso, para se inteirar acerca da situação clínica do animal.
Cabe ao profissional conhecer profundamente as vantagens e alcance de cada um destes equipamentos, de modo que possa obter a informação mais precisa possível.
O ultrassom apresenta algumas vantagens sobre a radiografia no diagnóstico de enfermidades no sistema respiratório dos equinos.