Você frequentemente se pega explicando/ educando/ justificando/ racionalizando/ defendendo o seu amor pelos cavalos?
Seus parentes/amigos/ colegas de trabalho/ irmãos/ primos fazem piada da sua paixão por cavalos e pelo tempo e energia que você gasta com o seu esporte?
Então esse artigo é para você!
Como dica, envie o link do texto para os ofensores e encoraje eles a conhecerem melhor os mitos sobre a equitação e os cavalos.
Apesar de que em geral (digo por experiência própria) é muito difícil ensinar uma pessoa cética o que está por trás da loucura do amor pelo hipismo, talvez uma pequena lista com os mitos mais comuns poderá levá-los na direção correta!
1- EQUITAÇÃO É ESPORTE DE RICOS
Quantas pessoas você conhece que desviam seus caminhos do trabalho para terem aulas de equitação diariamente? Quantos trocam os finais de semana com os amigos ou com suas famílias para irem às competições? Quantas pessoas trocam seus finais de semana de descanso na praia ou no clube para ficarem escovando, lustrando e fotografando os seus cavalos?
É verdade que a conta para manter um cavalo pode ser ilimitada, ainda mais se contarmos que os objetivos de cada pessoa que monta são diferentes e podem representar gastos maiores ou menores. Assim, se você olhar cuidadosamente encontrará muitas pessoas assalariadas, que trabalham incansavelmente em empregos médios, mas que possuem uma paixão pelos cavalos muito acima da média.
Então, podemos assegurar que equitação é um esporte para todos aqueles que quiserem dedicar o seu tempo a um outro ser.
2- MONTAR CAVALOS É FÁCIL
Fazer isso parecer fácil é algo ainda mais desafiador e, a maioria de nós gasta toda uma vida para aperfeiçoar as habilidades na equitação em busca desse “parecer fácil”. Os cavaleiros que conseguem apresentar um cavalo como se não estivessem fazendo nada, ou mesmo parece que estão passeando são precisamente aqueles que estão mais ocupados no dia a dia treinando e suando a camisa para fazer boas apresentações.
3- CAVALOS REQUEREM POUCOS CUIDADOS
Além disso, se você tiver qualquer expectativa de performance para o seu amigo, notará que os cavalos precisam ser regularmente tratados, alimentados, cuidados e treinados para estarem sempre com a saúde em dia. Pensar em competições exige ainda mais cuidados: vacinação regular, alimentação balanceada, preparo muscular, rotina de exercícios, treinamento físico constante, cuidado com os cascos, pelos, crinas e caudas, e por ai vai.
O Compromisso de cuidar e montar um cavalo não é uma decisão para ser tomada rapidamente. Isso porque, como temos um ser vivo sob nossa responsabilidade, não podemos simplesmente deixar de cuidá-lo do dia para a noite. Ou seja, mesmo se você cansar do seu cavalo ele vai continuar necessitando de cuidados permanentes.
4- CAVALOS SÃO COMO CACHORROS, MAS MAIORES
A forma de comunicação do cavalo e a resposta à liderança humana é feita de maneira completamente diferente a dos cães. Os donos de cães rapidamente percebem a diferença no tratamento com cavalos. Os abraços e recompensas com comidas usadas com cachorros não funcionam bem com os cavalos. Logo eles percebem que se eles ouvirem atentamente eles irão aprender uma nova linguagem reservada especialmente para seus cavalos.
5- CAVALOS AMAM AS PESSOAS QUE OS AMAM.
Apesar de muitos filmes e livros abordarem a relação entre os cavalos e seus donos humanos, não fique desapontado ao compreender que os cavalos simplesmente esperam que você seja mais um membro de seu bando! Essa é a verdade pura, simples e certa de um cavalo.
Fonte: Equestre On Line