O cavaleiro olímpico Stephan Barcha e seu imbatível tordilho Chevaux Zilverstone foram os mais rápidos dos 40 conjuntos que largaram na abertura da série principal, com obstáculos 1.40m, na quinta-feira, 17/6, primeiro dia do Concurso de Salto Nacional Copa VillageMall, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro.
Em 2º lugar chegou outro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho, com Cornet D’Or JMen, e a 3ª colocação ficou com Rafael Ribeiro e Ludam du Liberté. O Concurso tem provas para todas as categorias, valendo para o Ranking Nacional de Saltos da CBH. Estão em disputa São R$ 300 mil em prêmios e uma moto BMW oferecida pelo Haras Rosa Mystica para o melhor cavaleiro do concurso.
O campeão deste primeiro dia acabou de chegar de uma temporada na Europa. “Meus cavalos estão sem saltar provas desde dezembro, então o objetivo é fazer um bom concurso mas é claro que eu quero a moto”, festejou Barcha. “O Zilverstone é fora de série mesmo”, completou o cavaleiro que integrou o Time Brasil na Rio 2016.
Na primeira prova do dia, da série 1.30m em duas fases, o melhor foi o jovem mineiro Gabriel Kayan com SM Hex Lup. Na prova de 1.10m, que encerrou a programação no primeiro dia, com 53 concorrentes, a grande vencedora do Amador A foi a amazona da casa, Nathana Calil com High Light que ainda conquistou a terceira posição com Carthago Girl Best Z. No Pré Mirim o melhor foi Vitor Iaze, e no Jovem Caveleiro A, Mariana Gouvea, ambos representando Minas Gerais.
O primeiro dia de evento teve ainda a palestra do empresário José Isaac Peres, do grupo Multiplan, “Saltando Obstáculos e a vernissage de “Jardim das Aquarelas”, da artista Betina Abramovitz, com o leilão beneficente para o Instituto Dharma, do quadro Jardin du Douce.
Os destaques da programação esportiva da Copa VillageMall são, no sábado, 19, a Copa Ouro e a prova SuperK de Seis Barras, uma espécie de potência que vence quem saltar a vertical mais alta, além do Clássico VillageMall, no domingo, 20, que vai distribuir R$ 100 mil de premiação.
O evento é fechado ao público, mas com transmissão ao vivo, sem custo, pelo site da Sociedade Hípica Brasileira (clique aqui). A SHB reforça aos concorrentes e familiares a importância do uso de máscaras durante todo o tempo nas dependências do clube e respeito ao distanciamento social, em cumprimento aos decretos oficiais da Prefeitura.
O evento na SHB conta com patrocínio VillageMall, Multiplan, Grupo Sabemi, AD Life Style, Orthopride, SuperK, Radiológica, Zipdin, Pineapple, MXM, Grupo Sabemi, Mineirart Japiassú, Promenade, Haras Rosa Mystica, Fazenda Haras Primavera e Autokraft BMW.
Fonte: CPC Comunicação; img: Gabi Lutz