Em meados de fevereiro, Rafael Ettori assumiu a presidência da ABCCBretão – Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão. A atualização da gestão administrativa da Associação se deu através da Assembleia Geral. Com 23 anos, natural de São José dos Campos, o novo presidente mora em Caçapava/SP. Cheio de ideias e planos a fim de ajudar a raça, ele já fazia parta da diretoria anterior como segundo secretário.
Portanto, Rafael Ettori já estava por dentro de todo o processo administrativo da ABCCBretão. Apaixonado pela raça, o jovem tem como objetivo, ao lado de toda a diretoria, impulsionar ainda mais o crescimento do Bretão. Jovialidade mesclando com a experiência de criadores que estão há mais tempo. Conversamos com ele, confira!
Como começou a sua história no cavalo de forma geral?
“Quando eu era criança, meu pai era criador de Appaloosa. E através dele herdei essa mesma paixão por cavalos. Contudo, sempre fui fascinado pelas raças de tração, em particular o Bretão.
Ainda jovem, comecei a fazer aulas de Três tambores no Rancho Irmãos Coelho, do treinador André Coelho. Lá, tive a oportunidade de intensificar minha relação com o meio equestre. Também conheci pessoalmente um puro sangue bretão, que era novidades até para os dons do centro de treinamento que eu participava.
Foi paixão a primeira vista! Eu já havia pesquisado muito sobre a raça e visto muitas fotos e vídeos, mas presencialmente o Bretão era muito mais do que eu imaginava”.
Fonte: Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal