Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre tem campeões inéditos em várias categorias

 

Aconteceu no último sábado (6) a 24ª edição do Campeonato Brasileiro do Enduro Equestre, realizado no Brasília Country Club (BCC), na Capital Federal (DF). O evento reuniu mais de 130 competidores de cinco países e contou com muitos atletas de diversos estados brasileiros.

As provas foram realizadas em trilhas de terras cascalhosas e batidas, com subidas e descidas, leves e moderadas, e piso escorregadio, devido às chuvas na região. Esse foi o segundo evento organizado e promovido pela Chevaux e, nesta edição também contou com a parceria da FHBr – Federação Hípica de Brasília.

 

Monica Pinto Lima Graziano venceu nos 160 km categoria CEI 3*. Ederson Fernandes da Costa ficou com a vitória nos 120 km Adulto CEI 1* e Mariana Amaral Neves foi a vencedora nos 120 km CEI 2* Young Riders. Os três se consagraram campeões brasileiros pela primeira vez em suas modalidades.

 

 Pódio 120 km Young Riders

 

O dia começou com céu nublado, clima ameno e chuva no BCC. Mas nem isso desanimou a centena de enduristas, que estavam em busca de bons resultados na briga pelo título brasileiro. No decorrer das provas, a temperatura se elevou, e não foram só os termômetros que subiram, as disputas nas trilhas também ficaram quentes e acirradas. E, com isso, a definição dos campeões, na maioria das categorias, só aconteceu no último anel (etapa final da prova).

As competições definiram os vencedores da temporada 2014 nas categorias Velocidade Livre (3 Estrelas – CEI 3* com 160 km; 2 Estrelas – CEI 2*, CEIYR 2* com 120 km; 1 Estrela – CEI 1*, CEIYR1*, CEN 1*, CENYR1* com 80 km) e Velocidade Controlada. O evento também contou com as disputa do Paraenduro.

Dudu Barreto, um dos sócios da Chevaux, analisou de forma positiva a realização do Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, em Brasília. Ele ainda demonstrou satisfação com o resultado do segundo evento internacional promovido pela empresa, com o objetivo, de impulsionar a modalidade no Brasil e de profissionalizar o esporte no país.

“Posso dizer que o evento foi um sucesso. Atingimos o nosso objetivo de fazer o máximo para que todos tivessem uma boa experiência. Estamos satisfeitos com a receptividade e feedback que tivemos dos participantes. Foi uma prova bem técnica e apesar da chuva, que nos acompanhou ao longo do dia, isso não atrapalhou o evento. Ficamos felizes de não ter registrado nenhum acidente, nenhum cavalo ou cavaleiro feridos. Não tenho números exatos, mas é uma realização ver tantos competidores terminarem as disputas, especialmente nos 160 km, onde tivemos apenas uma eliminação. Acredito que estamos no caminho certo para a divulgação do Enduro“, avaliou Barreto, organizador do evento.

Para Monica Pinto Lima Graziano, vencedora da categoria 160 km, a maior distância do evento, a vitória e o título brasileiro coroaram os anos de trabalho e vieram em boa hora, como um presente de natal.

“Estou muito feliz. Lutamos muito e há muito tempo para alcançar esse resultado. A prova começou com piso muito liso e estava bem escuro. Tinha bastante atoleiro na trilha, e era um percurso pesado. Então onde dava, tínhamos que andar bem, aumentando a velocidade. A égua estava tranquila, e quando eu pedi ela respondeu. E, nossa sintonia foi muito boa, tanto que no fim do último anel chegamos a andar em 24 km/h. No final, a chuva mais intensa, foi perfeita, porque já estava quente e abafado e a chuva ajudou, ainda mais porque tenho facilidade neste clima”, comemorou a amazona de 24 anos, que montou a égua Sintra Endurance, pela primeira vez. E juntas, conquistaram o título inédito na distância de 160 km.

Ederson Fernandes da Costa, conhecido como Branco, ficou com a vitória na categoria 120 km Adulto. E também faturou o título brasileiro pela primeira vez. “A prova foi bem escorregadia, especialmente nos primeiros quilômetros. Comecei ali entre o sexto e sétimo lugar, depois fui aumentando o ritmo e a velocidade. No último anel já larguei em primeiro, e trabalhei para manter a posição. A égua estava bem e isso foi importante. Na chegada, já sabendo da vitória, foi emoção demais. Meu primeiro título brasileiro nos 120, era o que faltava”, contou muito animado o cavaleiro de 22 anos, de Campinas. Ele competiu com a égua Rachel Endurance.

Mariana Amaral Neves se consagrou na categoria 120 km Young Riders (para atletas de até 21 anos) e comemorou seu primeiro título brasileiro nessa distância. A amazona do Rio de Janeiro tem ambições altas e já sonha com uma vaga no Mundial de Young Riders, que acontece no Chile em 2015.

 

A gente sempre vem pra Brasília achando que a prova vai ser bem plana e que vai dar para andar mais rápido, mas desta vez não deu. Achei a prova muito difícil, ainda mais no último anel, com a chuva intensa, eu senti bastante. Foi o anel mais difícil, pois estava chovendo muito e fiz toda a etapa a trote. Mas com certeza foi bom. Na chegada, cruzamos praticamente juntos (os três primeiros). Tenho outras vitórias nessa distância, mas é a minha primeira conquista de um título brasileiro. Fiquei muito feliz pela equipe toda, pois foi um ano difícil, tivemos vários problemas e fiquei satisfeita com o resultado. Ano que vem é meu último ano de Young e tem o mundial, vou tentar me qualificar e se tudo der certo vai se um bom ano para fechar minha carreira de Young“, declarou a amazona que competiu com LCN Seffora.

 

 

 

Resultados finais do Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre:
160 km categoria CEI 3*
1º) Monica Pinto Lima Graziano/ Sintra Endurance
2º) Rodrigo Barreto / Lyad El Emir
3º) Pedro Stefani Marino/RSC Dixi
Best Condition: Lyad El Emir

120 km Adulto
1º) Ederson Fernandes da Costa/ Rachel Endurance
2º) Daniel de Oliveira Ferreira/ VG Fame
3º) Leo Steinbruch/Halpern Endurance
Best Condition: Halpern Endurance

120 Km Young Riders
1o) Mariana Amaral Neves/LCN Seffora
2o) Rafaela Moreira Barreto/Amyra El Amir
3º) Natalia Messias/RSC El Zafira
Best Condition: La Barca Endurance (animal do colombiano Pablo Carreño Mora, que venceu a prova, mas como não é federado pela CBH – não pode ficar com o título brasileiro).

Resultado de equipes de Velocidade Livre:
Campeã: Rancho Barreto
Vice-Campeã: Haras Endurance
3º Lugar: Haras Albar

Resultados completos de todas as categorias no site: www.chevaux.com.br

 

 

 

Fonte: FGCom; fotos: Luis Ruas

 

 

 

 

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here