HIPISMO: Final do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top será neste sábado, em SP

 

Francisco Musa, Artemus de Almeida e Sérgio Marins prometem uma disputa acirrada na grande decisão do principal circuito do Hipismo nacional

 

 

Será conhecido neste sábado (13/12) o grande campeão do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top 2014. Após oito etapas disputadíssimas, o principal circuito do Hipismo nacional chega à sua decisão no Concurso de Salto Internacional 2* Top Riders, que reunirá na Sociedade Hípica Paulista os melhores cavaleiros e amazonas do país. O Grande Prêmio, com obstáculos a 1.50m, tem início previsto para 14h30min.
Sob os olhares do técnico da Seleção Brasileira de Saltos, o francês Jean-Maurice Bonneau, os cavaleiros Francisco Musa, Artemus de Almeida e Sérgio Marins entram na pista com chances de faturar o Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top. Musa é o líder da competição, com 96 pontos, seguido de perto por Artemus (90 pontos). Sérgio Marins, atual campeão do ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), é o terceiro colocado, com 81 pontos. Para se chegar a essa pontuação, foram descartados os dois piores resultados de cada competidor nas oito etapas disputadas antes da final. 
O cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Filho, quarto colocado com 67 pontos, também está na briga, mas com chances remotas – além de vencer o Grande Prêmio, precisa torcer para que os três primeiros colocados não somem pontos. Vale lembrar que o resultado desta nona e decisiva etapa tem peso 1,5. O campeão brasileiro leva um carro Hyundai IX35 0km. 
Para o presidente da CBH, Luiz Roberto Giugni, o Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top chega ao seu momento decisivo com um saldo extremamente positivo e coroa uma temporada de grande evolução para a modalidade.
“A parceria com a Hyundai foi excelente e tornou a nossa competição ainda mais forte, com premiações melhores e uma organização impecável. Este novo modelo, com nove etapas, proporcionou ainda mais emoção e visibilidade ao campeonato. Não é à toa que chegamos à decisão com três candidatos ao título. Com certeza teremos um fim de semana de grandes apresentações e, independentemente do resultado final, quem ganha é o hipismo brasileiro”, avalia Giugni. 
“É importante destacar também que todas as etapas do campeonato também somaram pontos para o ranking da Federação Equestres Internacional (FEI). Isso foi um grande avanço, especialmente porque estamos trabalhando todas as competições com foco nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, e nos Jogos Olímpicos. E os cavaleiros apresentaram um nível altíssimo em todas as etapas, o que mostra que estamos no caminho certo”, completa Giugni.

Disputa acirrada pelo título
Atual líder do campeonato, Francisco Musa só depende de si para ser campeão. Se terminar a prova na frente de Artemus de Almeida e de Sérgio Marins, independentemente da colocação, ele fatura a competição. Apesar da vantagem em relação aos concorrentes, Musa sabe que não terá vida fácil.
“Esse título será definido nos detalhes. Qualquer descuido ou qualquer erro pode mudar tudo. Eu estou focado e pensando apenas em fazer o meu melhor, evitando pensar nas possibilidades. Não tive nenhuma preparação especial, pretendo manter a estratégia utilizada em todas as etapas. Tive uma temporada muito regular e agora só dependo de mim. Sei que posso ser campeão com várias combinações de resultado, mas não penso nisso. Espero fazer uma ótima prova e não depender dessa vantagem para ser campeão”, avalia Musa, que venceu as etapas de Curitiba (1ª) e do Rio (5ª), na primeira semana do Longines Rio Equestrian Festival.

 


Já Artemus de Almeida, que conquistou três das oito etapas disputadas até agora (CSI de Santo Amaro-SP, CSI The Best Jump – RS e CSI Longines Indoor – SP), acredita que o fato de sua égua Zarisma estar mais descansada, por não ter participado da última etapa, pode fazer a diferença na decisão.
“Vejo o Musa com uma pequena vantagem. Ainda que eu vença a prova, ele pode ser campeão se ficar em segundo. Não vai ser fácil, mas estou confiante. Minha égua vem saltando muito bem e consegui dar um descanso a ela na última semana, o que é muito importante. Mas a briga vai ser boa, o nível será muito alto, e espero fazer a minha parte para jogar a responsabilidade para o Musa”, garante Artemus.
Correndo por fora na briga pelo título, Sérgio Marins, que em 2014 sagrou-se campeão da Liga Sul-Americana, também mantém as esperanças. Para ele, a temporada regular serviu para mostrar que segue em uma crescente e, apesar de não ser uma tarefa fácil, vai brigar para comemorar mais um título na temporada.
“O importante é fazer a minha parte, tentar vencer a prova e depois apelar para a calculadora. De qualquer forma, foi uma temporada muito boa, em que conquistei a Liga Sul-Americana e cheguei até o final na disputa pelo título. Estou muito contente pelo que fiz nesse ano, véspera de Jogos Pan-Americanos e de Olimpíadas”.

 

Informações para a imprensa:
MktMix Assessoria de Comunicação

Tiago Pereira
(21) 2223-1258 / (21) 99664-8600
tiagopereira@mktmix.com.br

Samantha Leiras
(21) 2223-1258 / (21) 98119-8806

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here