Yuri Mansur bate nº 1 do mundo Steve Guerdet, em prova de velocidade no Internacional 5* da Basileia

Temporada do hipismo no exterior não pára em janeiro. CSI* da Basileia na Suíça distribui 2,6 milhões de reais. Winter Equestrian Festival 2019, maior point do hipismo nas Américas, também deu largada.

Yuri Mansur bate nº 1 do mundo Steve Guerdet, em prova de velocidade no Internacional 5* da Basileia

Yuri amor basel1301 (Divulgação)

Temporada do hipismo no exterior não pára em janeiro. CSI* da Basileia na Suíça distribui 2,6 milhões de reais. Winter Equestrian Festival 2019, maior point do hipismo nas Américas, também deu largada.

A temporada do hipismo internacional segue em alta nesse mês de janeiro, em que habitualmente no Brasil não são realizados concursos oficiais. Mas os tops do Brasil não ficam parados. Nesse domingo, 13, no Concurso de Salto Internacional Indoor 5* da Basiléia, na Suíça, Yuri Mansur, radicado na Europa, com Amor venceu a prova de velocidade a 1.45 metro. Dos 40 conjuntos, cinco zeraram e o tempo vencedor do brasileiro foi de 56s90. Em 2º lugar chegou o campeão olímpico suíço e atual número 1 do mundo, o suíço Steve Guerdat com Ulysse des Forets, pista limpa, 57s77, seguido pelo top francês Simon Delestre apresentando Conbellez, sem faltas, 59s69.

Fechando o concurso sagrou-se campeão do GP World Cup Longines, a 1.60 metro, o jovem suíço Martin Fuchs apresentando Clooney sem faltas, em 37s61. Apenas três dos 40 conjuntos habilitados ao GP zeraram o percurso inicial idealizado pelo alemão Frank Rothenberger, Peter Schumacher e equipe. O vice-campeão foi o campeão olímpico holandês Marc Houtzager com Sterrehof´s Calimero, sem faltas, 38s84. No melhor tempo, 36s98, mas com uma falta, o belga Pieter Devos montando Apart fechou o pódio na 3ª colocação.

Já o brasileiro Yuri Mansur fez boa apresentação com Ibelle Ask, dupla que integrou o Time Brasil nos Jogos Equestres Mundiais 2018, com 5 pontos (1 falta e um ponto por excesso), na 1ª passagem.

Premiação milionária

O CSI de Basel contou com 17 provas, sendo 11 internacionais (9 válidas pelo ranking FEI Longines) e distribui 700 mil francos suíços equivalente a cerca de 2,6 milhões de reais, dos quais 1,3 milhão destinados ao GP World Cup Qualifier Longines. Participaram do concurso 90 cavaleiros e amazonas entre eles, 30 integrantes do grupo Top 40 do ranking mundial. O brasileiro Yuri é o 55º colocado, Marlon Zanotelli e Pedro Veniss ocupam respectivamente, a 46ª e 54ª colocação.

Mais resultados

Na quinta, 10/1, Yuri apresentando Amor chegou em 4º lugar na prova de velocidade a 1.45 metro em 52s81. A vitória ficou em casa com top suíço Pius Schwizer com Baloubin R, que zerou em 52s04, superando demais 51 conjuntos. Na sexta, 11/1, na prova de valores a 1.45 metro com dois jokers – em que o cavaleiro escolhe o seu percurso – Yuri montando Carlson foi 3º com 75 pontos em 45s50. O top irlandês Kevin Staut com Ayadede Sepeton et HDC venceu com 75 pontos em 44s41, superando 38 conjuntos.

Começou o Winter Equestrian Festival 2019: maior point do hipismo na América

Essa semana, em 9/1, foi dada largada ao Winter Equestrian Festival, no Palm Beach International Equestrian Center, em Wellington, na Flórida, mais longa e maior competição do hipismo mundial que segue até 31 de março com cerca de U$ 7 milhões em premiação. O evento que chega a sua 40ª edição reúne a comunidade do hipismo mundial com forte presença brasileira. Também em Wellington teve vitória brasileira na 1ª WEF Challenge Cup, a 1.45 metro, em 10/1, com Celso Ariano, radicado nos EUA, montando Ukulmann de la Nutra.

Entre outros brasileiros a postos em Wellington já estão o campeão olímpico Rodrigo Pessoa, Luiz Francisco de Azevedo, Fabio Leivas da Costa, Francisco Musa, Rodrigo Lambre, Sergio Marins, Nelton Marcon e Ana Eliza Aguiar Ramos.

 

Fonte: CBH / Carola May / Rute Araújo

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here