Uma das técnicas mais antigas e economicamente viáveis, a palpação retal é usada para a verificação de prenhez dos equinos e vem sendo uma rotina em grande parte dos criadouros destes animais pelo mundo.
O procedimento consiste na introdução da mão e braço no reto do animal, por meio de luvas especiais. A técnica, também muito chamada de “toque”, necessita de conhecimentos especiais sobre anatomia e as transformações internas que ocorrem durante a gestação no útero, intestino, rins, dentre outros órgãos.
Juntamente com a ultrassonografia, que consiste em realizar o procedimento por meio de imagens, os dois métodos são uma das mais perfeitas combinações da medicina veterinária capazes de informar sobre a situação em que se encontra o animal, sobretudo quando se quer saber precocemente sobre possíveis situações de perdas de gestação, problemas relacionados à infertilidade, patologias e outras informações relacionadas ao desenvolvimento do feto.
De tempos em tempos a medicina veterinária apresenta novos detalhes, avanços e atualizações relacionadas a estes dois tipos de exames, os quais podem fazer a diferença durante os diagnósticos.
Fonte: MilkPoint