3 Métodos:Entendendo os olhos, orelhas e expressões faciaisEntendendo as patas, a postura e as vocalizaçõesEntendendo a cabeça, o pescoço e a cauda
Você já se perguntou o que seu cavalo tenta dizer a você e a outros cavalos? A linguagem corporal e as vocalizações são os principais meios pelos quais se dá a comunicação do cavalo com seres humanos e com outros animais da mesma espécie. Apenas com uma boa leitura da linguagem e do comportamento do cavalo um treinamento positivo, com o uso do afeto e não do medo, será possível. A capacidade de entender o que o animal expressa com certas vocalizações e atitudes permite ao dono se relacionar com ele de maneira mais significativa e reforça o vínculo entre os dois.
Dicas
- Fique algum tempo a observá-lo à distância. Isso o ajudará a entender como o seu cavalo emprega o corpo como um todo, e cada parte em específico, para se comunicar.
- Desenvolver a percepção de como seu animal se comunica é um processo demorado, mas esse tempo será muito bem investido, considerando-se os benefícios que tal percepção trará.
- Se você não tem certeza dos sinais que ele emite, chame um especialista em cavalos para ajudá-lo a interpretar a linguagem corporal dele.
- Lembre-se de que uma única expressão ou gesto, como pisotear o solo, pode significar inúmeras coisas.
- O cavalo seria uma presa na vida selvagem, portanto, é natural que ele encare você como um predador. Sendo ele um animal de grande porte, cuja força supera a do homem, interpretar sua linguagem corporal permitirá a você identificar quando ele se sente ameaçado e, dessa forma, se proteger de um eventual ataque.[51][52]
Avisos
- Um cavalo apreensivo, furioso ou amedrontado pode ser muito perigoso e causar ferimentos graves. Ponha sua segurança em primeiro lugar.
- Cavalos que empinam o corpo e dão pinotes com frequência não devem ser montados devido ao risco que representam ao cavaleiro. Alguns deles, com muita paciência e o treinador certo, podem ser domados, mas um montador inexperiente e um cavalo propenso a quicar formam uma combinação muito perigosa.