Rio-2016 – Técnico dos atletas do Brasil de CCE disputará os jogos pela Nova Zelândia

Aos 60 anos, neozelandês que treina a equipe brasileira na Europa vai para a sétima edição dos Jogos Olímpicos como atleta

A equipe brasileira de CCE no hipismo terá um “inimigo” íntimo durante a Olimpíada do Rio de Janeiro. Isso porque Mark Todd, técnico dos atletas do Brasil que estarão nos Jogos, também disputará a prova. O neozelandês de 60 anos é considerado uma lenda na modalidade e pode dificultar a vida dos próprios comandados.

hip_ruyfonseca_marktodd_cce_leonardofilipo

Ruy Fonseca (montando) e Mark Todd cumprimentando o brasileiro

Experiente, Todd já disputou seis Olimpíadas: em Los Angeles, nos Estados Unidos (1984); Seul, na Coreia do Sul (1988); Barcelona, na Espanha (1992); Sidney, na Austrália (2000); Pequim, na China (2008); e Londres, na Inglaterra (2012).  Ele tem duas medalhas de ouro e uma de bronze na disputa individual e uma de prata e duas de bronze por equipes.

Não por acaso, o neozelandês é considerado um ídolo para a maioria dos atletas brasileiros que disputou as quatro vagas na equipe do CCE que foi convocada para a Olimpíada do Rio de Janeiro. Além disso, é ele quem treina os cavaleiros na Europa. Durante os Jogos, porém, estará do outro lado.

Como o hipismo é um esporte em que o atleta não depende da estratégia do adversário para conseguir uma medalha, apenas de seu próprio desempenho, o fato de Mark Todd competir pela Nova Zelândia não estraga a estratégia brasileira.

Os cavaleiros do Brasil, inclusive, veem o treinador como o grande responsável pela melhora do país no esporte nos últimos anos. Ruy Fonseca, por exemplo, foi medalha de bronze no Pan-Americano de Toronto, em 2015, e por pouco não ficou com o ouro – cometeu uma falta apenas no último obstáculo dos saltos.

A disputa do hipismo CCE começa no dia 6, com a prova de adestramento. Depois, nos dias seguintes, os cavalos participam do cross country (circuito com obstáculos reais, como moitas) e depois saltam. No fim das três modalidades, vence quem tiver cometido menos faltas. Há, inclusive, a possibilidade de algum brasileiro dividir o pódio com o técnico Mark Todd.

O time do Brasil no CCE tem: Carlos Paro (36 anos), Marcio Appel (36 anos), Marcio Carvalho Jorge (41 anos) e Ruy Fonseca (43 anos). O reserva é Nilson Moreira (40 anos).

FONTE: G1

 

 

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here