Nelson Pessoa será o porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Equestres Mundiais

 

 

O ex-cavaleiro Nelson Pessoa, ícone do Hipismo mundial como atleta e treinador, será o porta-bandeira da delegação brasileira na abertura dos Jogos Equestres Mundiais 2014 da Normandia, que acontece neste sábado, 23/08, na França, a partir das 20h locais, 15h no horário de Brasília. A cerimônia acontece no estádio D´Ornano e são esperadas 20 mil pessoas para a festa.

“Me senti muito honrado em receber este convite da Confederação Brasileira de Hipismo. Fiquei feliz com este reconhecimento e foi uma satisfação muito grande ser designado para ser o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura”, contou Nelson Pessoa que está prestes a completar 79 anos de idade.

Neco, como também é conhecido, será duplamente homenageado na competição, uma vez que também foi escolhido para ser um dos embaixadores dos Jogos Equestres Mundiais.

“Fiquei muito feliz do Neco ter aceitado o nosso convite. Ele foi o grande precursor desse movimento dos cavaleiros brasileiros irem para a Europa e é um ícone mundial. É muito bom para o Hipismo do Brasil poder contar com ele por perto, o Neco será sempre nosso eterno consultor”, afirmou Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH.

Nascido no Rio de Janeiro em 1935, Neco, que ganhou o apelido de “o mago brasileiro”, começou a montar quando o Hipismo era dominado pelos militares. Rapidamente provou que tinha talento para o esporte e, graças aos seus resultados impressionantes, conquistou uma vaga na equipe do Brasil e foi um dos primeiros cavaleiros civis de grande sucesso.

Sua primeira competição no exterior foi em Buenos Aires, e também foi a sua primeira vitória internacional. Em 1956 estreou em Jogos Olímpicos na edição de Estocolmo, na Suécia, e em 1961 mudou-se para a Europa. Três anos mais tarde, em 1964, foi o quinto colocado individual nos Jogos Olímpicos de Tokyo. Era o começo de uma longa carreira de sucesso.

Entre as principais conquistas de Nelson Pessoa estão o tetra campeonato brasileiro, as duas medalhas de prata da Copa do Mundo de Hipismo, em 1984 e 1991, a medalha de ouro individual e prata por equipe nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1967, mais de 150 GPs na Europa e centenas de provas pelo mundo.

Nas Olimpíadas de Barcelona 1992, aos 56 anos, Neco competiu ao lado do filho Rodrigo Pessoa, então com 19 anos, e a família Pessoa fez mais uma vez história com o cavaleiro mais velho e mais jovem daqueles Jogos. Como técnico formou diversas gerações de campeões de diferentes nacionalidades e seu estilo é considerado uma escola, sendo chamado de Pelé do Hipismo. Atualmente dedica seu tempo à organização de concursos de alto nível em todo o mundo, treinamento de alunos e equipe e consequentemente no desenvolvimento do esporte.

Com informações da Normandy 2014 e Carola May

Confira os perfis da delegação do Brasil:
Conheça nossos atletas

Acompanhe as notícias da CBH no site oficial e nas redes sociais:
www.cbh.org.br
facebook.com/ConfederacaoBrasileiraHipismo
instagram.com/cbhoficial

Informações para a imprensa:
MktMix Assessoria de Comunicação

Alice Furtado
(21) 2223-1258 / (21) 98742-9038
alicefurtado@mktmix.com.br

Samantha Leiras
(21) 2223-1258 / (21) 98119-8806
samanthaleiras@mktmix.com.br

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here