Pelo segundo ano consecutivo o cavaleiro de Adestramento conquista o “Oscar” dos esportes no País em sua modalidade. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (24/11) pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Vencedor em 2014 e indicado em 2012 e 2013, João Victor Marcari Oliva foi medalha de bronze por equipe no Pan-americano de Toronto, é o atual campeão Sul-Americano e o atleta com mais índices (4) em busca de vaga na equipe para as Olimpíadas do Rio 2016.
O cavaleiro de 19 anos também é atleta militar – Stº Oliva, desde outubro deste ano –, membro do time da Ford Sports e filho do ícone do basquete, a ex-jogadora Hortência Marcari e do empresário Victor Oliva.
Esta é a 17ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, e o “Troféu Atleta do Ano” será conferido aos representantes de 49 modalidades. No Hipismo serão premiados também Ruy Fonseca, vencedor na modalidade Concurso Completo de Equitação (CCE) e Pedro Veniss, no Salto.
A festa do “Oscar” do esporte brasileiro acontece na noite de 15 de dezembro, no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro. Na ocasião serão homenageados os medalhistas pan-americanos, entre eles os cavaleiros João Paulo dos Santos e Leandro Aparecido Silva – que também disputavam o Prêmio Brasil Olímpico – e Sarah Wadell, membros da equipe de Adestramento medalha de bronze nos Jogos de Toronto.
A escolha dos melhores de cada modalidade que receberão o “Troféu Melhor Atleta do Ano” foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.
Na foto, João Victor Marcari Oliva montando o Lusitano Signo dos Pinhais durante o Concurso de Dressage Internacional (CDI4*) de Lier, na Bélgica, no início de novembro, quando registrou mais dois índices olímpicos. (Photo Equipe Atapt/Divulgação)