Nata jovem do hipismo a postos no Campeonato Brasileiro de Salto em Porto Alegre

Laura Tigre, jovem amazona top do Rio do Grande Sul – img arquivo Itamar Aguiar

O Campeonato Brasileiro de Salto das categorias de base de alto rendimento movimenta a , entre 19 e Sociedade Hípica Porto Alegrense23/7. Estão em jogo os títulos brasileiros das categorias Mirim (12 a 14 anos) 1.20 metro de altura, Pré-junior (14 a 16 anos), 1.30 metro, Junior (14 a 18 anos), 1.40 metro,  e Young Riders (16 a 21 anos), 1.45 metro. Ao mesmo tempo as disputas também valem como seletiva para definição das equipes brasileiras (duas por categoria de cinco integrantes cada incluindo um reserva) no Campeonato Sul Americano da Juventude, entre 2 e 8/10, na Argentina. Lucia de Faria A. Simões, course-designer internacional e ex-amazona olímpica, assina os traçados do percursos.

Nessa quarta-feira, 19, acontecem as duas primeiras provas das categorias Pré-junior e Mirim, respectivamente, com 30 e 37 participantes. Na quinta-feira, 20, Mirins e Pré-juniores já disputam a final por equipes e Juniores e Young Riders, a primeira prova. Na sexta-feira, 20, Young Riders, 19 conjuntos, e Juniores, 22 conjuntos, entram em pista para a 2ª prova e final por equipes. No sábado, 22, tem as finais indiviudais Mirim e Pré-junior e no domingo, 23, são definidos os títulos brasileiros Junior e Young Riders.

Entre outros destaques estão a amazona da casa Laura Tigre, campeã sul americana Pré-junior 2016, campeã sul americana Mirim 2015 e que concorre na categoria Pré-junior,o carioca Pedro Backheuser, campeão brasileiro Junior 2015 e vencedor da 1ª fase na seletiva Junior, mas que pode optar pela categoria Young Rider.

O paulista Philip Greenlees, vencedor da seletiva da Olimpíada da Juventude 2018, disputa o título Mirim, categoria que está acirradíssima com nada menos que oito conjuntos sem faltas na 1ª fase de seletivas do Sul Americano. As paulistas Ana Bretani Samaia e Patsy Zurita, que vem de grandes conquistas na temporada 2017, Victoria Mendonça,  vice-campeã sul americana junior 2015, campeã brasileira junior e campeã sul-americana 2016, a paulista Giulia Scampini, bicampeã sul americana junior 2013/2014, estão entre os favoritos no Brasileiro Young Riders, categoria que representa o último passo para disputa das categorias Senior e Senior Top (mais alto rendimento no esporte).

Critérios rumo ao Sul Americano 

Cavaleiros e amazonas das categorias Mirim, Pré-junior e Junior cumpriram a 1ª fase de seletivas do Sul Americano e agora no Brasileiro acontece a 2ª fase. Basicamente o critério de seleção para formação das equipes funciona da seguinte forma: campeão, vice e 3º lugar de cada categoria no Brasileiro, campeão, vice e 3º lugar da soma das seletivas da 1ª e 2ª fase e outras quatro vagas ficam a critério da comissão técnica. Todos postulantes a uma vaga na equipe brasileira precisam necessariamente ter disputado 2 das três seletivas da 1ª fase e o Campeonato Brasileiro. Para os Young Riders é necessaria somente a participação no Brasileiro.

 

Fonte: Imprensa CBH ; informações: imprensa@cbh.org.br Carola May

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here