O sal é essencial para o equilíbrio dos líquidos do organismo dos equinos. Além disso, estabiliza o sistema nervoso, muscular e digestivo. Sua falta pode causar diminuição da capacidade de trabalho, incapacidade de transpirar e desidratação.
O cavalo que está com deficiência de sal no organismo apresenta hábitos indesejáveis, como por exemplo, comer as próprias fezes. Essa é uma tentativa de repor o nível de cloreto de sódio.
sal ingerida por dia por um cavalo depende de vários fatores como quantidade de atividade física, tipo de trabalho, condições climáticas, estresse, dentre outros. A maioria das rações concentradas já contém sal na proporção adequada para cavalos que se exercitam pouco. Ainda assim é necessário disponibilizar uma quantidade de sal ao alcance do animal, devido à variação do desgaste físico. Se o animal comer ração concentrada deve-se diminuir a quantidade de sal, subtraindo a quantidade já presente descrita na ração. Os cavalos que comem cereais têm mais carência de sal.
Matéria completa clique aqui.
Fonte:Escola do Cavalo