Garanhão fez história com a amazona ao disputar o Pan Rio-2007 e as Olimpíadas de 2008
Faleceu neste sábado, 27/09, vítima de uma cólica, o garanhão de 16 anos Samba (Inca x Noruega por Habil). A amazona paulista Luiza Tavares de Almeida colocou uma homenagem em sua rede social para o Lusitano, com quem fez história.
“Hoje o céu ganhou mais uma estrela. Sambinha meu eterno e mais fiel companheiro. Teria que agradecer por tantas coisas que ele me proporcionou, porém quero agradecer pela principal de todas elas: Obrigada por fazer me apaixonar por essa raça tão extraordinária que é o Lusitano, e principalmente por esse esporte tão único, que simplesmente fez quem eu sou.”
No dorso de Samba, Luiza participou da Final da Copa do Mundo de Adestramento – FEI World Cup Dressage Final, ao lado dos 15 melhores atletas do mundo da modalidade Adestramento, representantes de 9 países. Entre inúmeras conquistas nacionais e estaduais o conjunto também foi medalha de bronze por equipe no Pan do Rio em 2007 e membro da inédita equipe brasileira de Adestramento nos Jogos de Pequim 2008.
Samba também serviu de montaria no adestramento para Pedro Almeida, irmão mais novo de Luiza. A parceria com Pedro teve destaque, como o 2º lugar no GP Freestyle (65,850%) e o 3º no Grande Prêmio (66,383%) Rio de Janeiro, em 2014.
A última competição de Samba foi nos Jogos Equestres Mundiais na Normandia, em 2014, com Pedro. O conjunto terminou no 91º lugar na classificação geral.
Lusitano Samba: 22/ 02/99 – 26/09/15
Criador: Sociedade das Silveiras e propriedade da Coudelaria Rocas do Vouga no Brasil
Equisport