Doma tradicional ou racional?

Domar equinos é uma tarefa difícil que requer a atenção de duas pessoa. Pelo fato de serem animais extremamente fortes, muitas vezes são usados em trabalho de força. Um dos extintos naturais de defesa dos equinos é o coice, e se atingir um adulto no local errado, pode matá-lo. Por isso, é necessário todo cuidado na hora do início do trabalho.

Hoje existem duas formas de domar os equinos, a tradicional e racional. A primeiro forma a ser utilizada era a tradicional, a base de força, agressividade e, muitas vezes violência. A segunda é a racional, que trabalha a confiança do animal, e passou a ser a primeira opção para doma.

Buscar a confiança dos equinos é de extrema importância. Especialistas da área afirmam que o método ideal para conquistar essa confiança é a doma racional. Nós da Ortovet somos totalmente contra qualquer tipo de agressão a animais, principalmente quando se trata de educação e cuidados.

Domar é uma tarefa que requer bastante treinamento, por isso é preciso um trabalho continuo para que o animal obtenha total entendimento dos comandos. Para domá-lo, trazer sua confiança e obter um bom entendimento de seus comandos, demonstre respeito ao animal.

Não pense que a doma é uma forma de domínio sobre o animal, trata-se muito mais de ter a confiança dele do que obter poder. O ponto crucial para começar uma doma é saber direcionar o animal para atingir seu objetivo.

Fonte- Ortovet 

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here