O Country Club é um dos locais onde se pode praticar hipismo na cidade (Jose Varella/CB/D.A Press)
O hipismo é uma prática centenária, incluída nas Olimpíadas desde a edição de Estocolmo, em 1912. O destaque no Brasil fica com o cavaleiro Rodrigo Pessoa, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, e foi tricampeão mundial em saltos, entre 1998 e 2000. Em Brasília, os interessados em começar no esporte podem procurar os centros hípicos. Funcionando desde 1996, o Centro Hípico do Lago Sul oferece aulas para todos os tipos de alunos, desde os pequenos até os idosos, seja pelo prazer de aprender a equitação ou seja pelo interesse em competir.
A proprietária, Cristiane Gulyas Piquet, explica que, para começar a montar, não é preciso ter um cavalo. “Normalmente quem quer fazer hipismo não tem cavalo, então aprende a montar numa escola de equitação, que já tem cavalos preparados para a turma. Quem já está seguro, quer continuar montando ou competir, pode comprar o animal”. Na turma para iniciantes, as aulas são feitas em grupo e com a supervisão de um instrutor. Segundo Cristiane, depois de quatro ou cinco meses o praticante já domina o cavalo. “As pessoas montam numa pista de areia cercada. Normalmente os grupos são de cinco ou seis pessoas, e o instrutor dá uma hora de aula; ele ensina a segurar as rédeas, a trotar e a posição do corpo”, explicou.
Espaço terapia
Os benefícios da prática esportiva com os cavalos também entram na área terapêutica. A chamada equoterapia atende crianças com necessidades especiais. O atendimento é feito por um fisioterapeuta ou um terapeuta ocupacional. Segundo Cristiane Gulyas Piquet, a presença do animal e a atividade da equitação facilita o cuidado do profissional.
Disciplina
Enoque Rangel é instrutor do Brasília Country Club há 24 anos e diz que, além da técnica, o hipismo também ensina disciplina e como tratar bem do cavalo, com aulas teóricas e práticas. “Um dos benefícios é a disciplina: tem que ter um horário para chegar. A criança leva muito a sério.” Também há espaço para os praticantes mais avançados, ou até profissionais, nos clubes da cidade. Tanto o Brasília Country Club quanto o Centro Hípico do Lago Sul já sediaram campeonatos regionais e têm praticantes que competem em nível nacional e até sul-americano.
Fonte: df.divirtasemais/ porforadaspiastas