A partir dessa quinta-feira, dia 16 de julho, a equipe brasileira da modalidade Concurso Completo de Equitação (CCE) entra em ação no Pan de Toronto.
Ontem, terça-feira fez parte da programação o trabalho de condicionamento físico. Hoje e amanhã, quinta , dia 16 de julho, acontecem os treinamentos específicos de Adestramento com a treinadora Anna Ross Davies e Mark Todd.
E finalmente na quinta-feira no período da tarde, será a primeira inspeção veterinária e sexta-feira começa o Adestramento, a parte do Cross será no sábado e o Salto no domingo.
A equipe brasileira é comporta pelos conjuntos:: Carlos Parro/ Calcourt Landline, Henrique Pinheiro / LandQuenote, Márcio Carvalho Jorge / Lissy Mac Mayer ou Coronel MCJ e Ruy Fonseca / Tom Bombadill.
Henrique Pinheiro
C.E – Concurso Completo de Equitação
O C.C.E é uma modalidade olímpica dentro do hipismo, tratando-se de um esporte complexo e de âmbito mundial. Atualmente vem sendo chamado de triatlo eqüestre por englobar três modalidades
– Adestramento
– Cross – Country
– Salto
Adestramento
Essa prova acontece no primeiro dia e visa avaliar a obediência, destreza e elasticidade do animal, associada à habilidade eqüestre do cavaleiro. Isto é feito em movimento pré-determinados realizados pelo conjunto e avaliados por juizes, como em uma ginástica de solo.
Cross-Country
O segundo dia consiste de um percurso em campo aberto com obstáculos fixos, percorrido em alta velocidade. É considerada a prova mais difícil e espetacular do hipismo, por isso é a que atrai maior numero de espectadores.
Coragem e confiança são indispensáveis para a realização do cross-country.
Salto
A prova de salto ocorre no terceiro dia, e acontece em picadeiro fechado com obstáculos moveis.
A prova de salto avalia a capacidade de recuperação do cavalo e adaptação do cavaleiro após dois dias anteriores de provas de resistência.
O sucesso da prova depende de habilidade do conjunto uma vez que os obstáculos moveis, exigem movimentos ágeis e precisos.
Marcio Carvalho Jorge
C.Resultados do Brasil em Jogos Pan-Americanos:
1995 – Mar del Plata – Argentina – ouro por equipe e bronze individual ( André Luiz Giovanini)
1999 – Winnipeg – Canadá – prata por equipe
2003 – Fair Hill – Estados Unidos – bronze por equipes ( O CCE foi disputado nos Estados Unidos pela falta de instrtutura para a modalidade na sede oficial dos Jogos, Santo Domingo)
2007 – Rio de Janeiro – Brasil – bronze por equipe
2011 – Guadalajara – México – bronze por equipe
Fonte: Horse Cross com SKS Promoções
Fotos- Internet