A empolgante prova de potência (salto em altura), fechou a noite de sábado, 8/10, no Longines Indoor 2016 e foi um show à parte na Sociedade Hípica Paulista. Raphael Barros e Acontender foram os grandes vencedores ao passarem limpo o muro de 1,87 metro de altura levando a plateia ao delírio.
Na verdade, duas disputas correram em paralelo: a prova de potência, com premiação de R$ 50 mil para quem saltasse mais alto, e a tentativa de quebra do recorde de salto em altura do indoor, com mais 50 mil para quem saltasse acima de 2.25 metros, marca conquistada em 2001 por Renato Junqueira.
Três dos quatro concorrentes ultrapassaram a marca inicial de 1,67 metro sem derrubes: Raphael e Acontender, e os conjuntos da casa Fabio Sarti com Exclusive e Alexander Dattelkremer montando Prince Ricardo. Rafael Ribeiro, vice-campeão do Mini GP um pouco mais cedo no sábado com N M Churra, cometeu falta no muro montando Widarco na primeira tentativa, mas ainda voltou a saltar para a tentativa de quebra de recorde.
Com o muro elevado a 1,87 metro, no entanto, Fabio e Alexander não conseguiram passar sem bater. A última tentativa foi de Raphael que, incentivado pelo público que lotava arquibancadas e camarotes da Hípica, conseguiu conduzir Acontender ao outro lado do muro maciço sem tocar, garantindo os R$ 50 mil de prêmio.
Ainda havia o recorde a ser batido. Raphael não voltou a saltar, poupando sua montaria: “Vou poupar o bichinho, já estou feliz”, disse a respeito de Acontender, um Holsteiner de 13 anos de idade, filho de Acorado em Contender.
Fabio Sarti por pouco não quebra o recorde e foi o que chegou mais longe: foi o único a passar com sucesso pelo muro elevado a 2,07 metros. Mas ainda não foi dessa vez que a marca de Renato Junqueira foi superada, pois em duas tentativas a 2,27 metros, Exclusive demonstrou que queria saltar, mas acabou derrubando o obstáculo.
Fabio Sarti em uma das tentativas de passar a 2,27m com Exclusive; img: Luis Ruas / SHP
Fonte: SHP Imprensa: imgs: Luis Ruas e Gabriela Lutz