É com profundo pesar que a FEI confirmou a fatalidade de um cavaleiro no sábado, 24 setembro de 2016 no 120 km CEI 2* no Llaillay, na região de Valparaíso, no Chile. Hugo Valdés Barros (CHI), de 58 anos, caiu de seu cavalo MP Sifax no segundo loop.
Não houve testemunhas do incidente, mas acredita-se que o cavaleiro caiu após seu cavalo não conseguir fazer uma curva na pista. O cavalo não se machucou no incidente. A Comissão Organizadora cancelou o resto da programação do dia e, uma investigação policial completa foi lançada para averiguar as circunstâncias do acidente.
Hugo Valdés Barros trabalhou com cavalos toda a sua vida. Ele competiu em provas de Enduro a nível nacional no Chile por mais de uma década e internacionalmente nas últimas duas temporadas. Este foi seu segundo CEI 2* com MP Sifax.
“Enviamos nossas mais profundas condolências à esposa de Hugo Maria Pia, filhos Cristián e Ignacio e filha María Elisa, e seus parentes e amigos,” disse o Presidente da Associacion Chilena de Enduro Ecuestre Cristian Herrera.
“Hugo era um homem excepcional. Sua paixão para a modalidade de Enduro e seu amor por cavalos permanecerá conosco. Que sua alma descanse em paz.”
Fonte: FEI