Medalhista de ouro participou de uma transmissão como comentarista e voltou a lamentar ausência na competição. Cavaleiro fará projeto para próximos Jogos
Fora da Olimpíada do Rio, Rodrigo Pessoa não deixou de acompanhar a estreia dos brasileiros na prova de saltos, realizada neste domingo no Complexo Esportivo de Deodoro. Nas arquibancadas, o cavaleiro apoiou e torceu por Doda Miranda, Eduardo Menezes, Stephan Barcha e Pedro Veniss, que tiveram uma boa apresentação, mas lamentou não estar presente.
Teria sido bom competir aqui. A sensação de assistir não é ótima, claro, mas as pessoas decidiram de outra forma – comentou à equipe de imprensa do COI.
Medalhista de ouro em Atenas 2004 e tricampeão mundial, Rodrigo Pessoa foi chamado como reserva da equipe brasileira, não ficou nada satisfeito e abriu mão da convocação. A justificativa do técnico George Morris é de que a égua Cadjanine Z não vinha obtendo os melhores resultados em comparação aos demais cavalos da equipe.
Rodrigo Pessoa acompanha provas de saltos (Foto: Diego Guichard)
O presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, Luiz Roberto Giugni, disse que teve uma conversa com Rodrigo sobre a importância de ter o apoio dele no Rio. E ainda revelou que o atleta deverá iniciar um novo projeto. Ao invés de se aposentar, uma possibilidade antes levantada pelo cavaleiro, se preparará para mais quatro anos com o objetivo de competir nos Jogos Olímpicos do Japão.
– Conversamos com ele, a equipe foi escolhida pelo cavalo. Ele entendeu a importância de estar presente. Acho que teremos ele por mais quatro anos. Desistiu de se aposentar e quer estar no Japão – contou Giugni ao GloboEsporte.com.
Rodrigo assistiu a uma boa estreia brasileira em Deodoro. O caçula Stephan Barcha, o mais experiente Doda Miranda e Pedro Veniss passaram com zero falta, enquanto Eduardo Menezes perdeu quatro pontos por cometer uma única falta. Como um dos resultados é descartado, a equipe brasileira foi a melhor do dia, ao lado da alemã. A presença do medalhista serviu de estímulo aos companheiros.
– O Rodrigo é muito importante. Ele estando aqui é de muita importância e emoção muito grande. É sempre bom começar com o pé direito – destaca Doda.
A segunda classificatória individual e por equipes está marcada para a próxima terça-feira, a partir de 10h, no Centro Olímpico de Hipismo.
Globo Esporte