Mark Todd busca recorde montando pela Nova Zelândia e comanda equipe brasileira de CCE , múltiplas missões. Corre em busca de medalhas, montando pelo seu país o cavalo Leonidas II e, por fora das pistas, comanda a equipe brasileira de CCE, time que vem treinando há vários anos.
Montando, Todd vai alcançar o recorde conquistado pelo australiano Andrew Hoy e o americano Mike Plumb em maior número de participações nas Olimpíadas. A Rio 2016 será sua sétima participação e ele também foi treinador em Atenas em 2004. Todd competiu em duas modalidades, CCE e Salto, nos Jogos de Seoul (Coreia) em 1988 e Barcelona (Espanha) em 1992. Ambos compartilham o recorde pelo maior número de medalhas olímpicas conquistadas em CCE, com seis cada.
A tarefa de Todd não será fácil. Todos os medalhistas no individual de Londres estarão no Rio: os alemães Jung e Auffarth, que ganharam o ouro e o bronze, além da sueca Sara Algotsson Ostholt, que ficou entre ambos, levando a prata. De todos, 29 dos 75 atletas de CCE são mulheres e, se uma delas tiver êxito em ganhar o ouro no individual, será a primeira atleta a conquistá-lo.
Revista Horse/FEI/Fotos Fagner Almeida