Cada dia mais o nível dos competidores cresce na raça Quarto de Milha e junto a ele a exigência de uma melhor estrutura e o principal, a profissionalização. Um crescente que vem junto ao aumento no número de eventos oficiais e oficializados, o que exige jurados altamente capacitados. E foi pensando em uma forma de atender ao mercado que a ABQM realizou mais um curso de formação desses profissionais.
As aulas foram ministradas em Bauru, interior de São Paulo, mas recebeu 35 alunos vindos de várias regiões do Brasil. Foram quatro dias de curso, com aulas teóricas e práticas realizadas na Fazenda Caruana.
Neste ano as aulas práticas trouxeram a modalidade Conformação, que não era realizada durante os cursos de formação de jurados da ABQM, há mais de 20 anos. Como novidade os participantes também puderam escolher caso preferissem uma modalidade específica, desta forma puderam participar da aprovação por seguimento.
Informação passada pelo próprio presidente Fábio Pinto da Costa, que esteve presente no local e aprovou as novidades.
“O crescimento do Quarto de Milha tem sido expressivo em todo território nacional. E a ABQM preocupada em atender esta demanda dos quartistas, mas sempre com muito critério e rigor, porque a ABQM está sempre preocupada em credenciar novos jurados, mas de uma forma profissional”, ressaltou o presidente.
Durante as aulas teóricas, que foram realizadas nos primeiros quatros dias de curso, os alunos conheceram as regras das 19 modalidades praticadas pelo cavalo Quarto de Milha. Como conteúdo, os participantes receberam apostilas, assistiram vídeos e fizeram testes de julgamento.
“Era passado o regulamento de todas as modalidades, depois vídeo com a apresentação, logo depois vinha a explicação, depois o treinamento com várias passadas e ao final do dia teste em vídeo. O curso foi intenso, mas no resumo, todos aproveitaram bastante e ganharam informação e bagagem”, contou um dos instrutores e jurado oficial ABQM, Fabrício Pinotti.
A parte prática aconteceu no quarto e último dia de curso, onde os alunos conheceram os critérios e regras para o julgamento da modalidade de Conformação. Após as aulas todos passaram por testes.
“A parte prática foi fundamental. Tudo muito bem preparado. Tenho certeza que quem participou levou consigo muita bagagem. Com o aumento do número de provas oficiais e oficializadas com certeza tem que ter um maior número de jurados capacitados no país”, completou Ari Casimiro filho, jurado oficial ABQM e instrutor do curso.
A intenção agora é que mais cursos sejam realizados em outros estados brasileiros. E o próximo será definido brevemente em um estado da região Nordeste.
Mais informações entre em contato na ABQM.