Mormo no Brasil

O Mormo é uma zoonose que afeta mamíferos, inclusive humanos, e, geralmente acomete equídeos (cavalos, mulas, burros, asnos e zebras). É uma doença letal, causada pela bactéria Burkholderia mallei. Os sintomas sãocaracterizados por secreção e ferimentos nasais que evoluem rapidamente para inflamação, necrose (apodrecimento) e hemorragias na área do nariz. A forma pulmonar se caracteriza por um quadro de pneumonia. Na pele, em alguns casos é possível observar feridas, principalmente nos membros posteriores. Animais de boa saúde embora portadores da zoonose, podem não apresentar sinais, mas serem transmissores da doença. Nestes casos podem apresentar claudicações (manqueiras). O animal também pode apresentar fadiga, tosse, febre, apatia e emagrecimento. A doença é um perigo no Brasil e países em que apresentam situações de penúria, pois não tem cura e mata tanto animais como humanos, podendo levar a óbito em até 48 horas.
 
Fonte: Cartilha “Mormo” – Laboratório Paddock de Análises Clínicas Veterinárias;

Audiência sobre Exame do Mormo acontece em Uruguaiana/RS

cavalos-mormo

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-3M6RGgPXaLA/VUDixgXvNeI/AAAA…..
Estará presente o secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realiza amanhã, sexta-feira (17), às 9h, no Salão de Eventos do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS, audiência pública para tratar sobre o decreto emitido pelo governo do Rio Grande do Sul que trata sobre o “Exame do Mormo”, cujo prazo de validade foi ampliado recentemente de 60 para 180 dias.

O secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, estará presente no encontro.

Na semana passada, a SEAPI/RS anunciou a decisão de ampliar a validade do exame do mormo para transporte de equinos e equídeos, de 60 para 180 dias dentro do Estado do Rio Grande do Sul.

O anuncio ocorreu em audiência, ocorrida no último dia 6, na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Durante a audiência, que contou com a presença de entidades do setor agropecuário, lideranças e autoridades, o secretário Ernani Polo apresentou levantamentos técnicos feitos por um grupo de trabalho durante um ano, desde a primeira confirmação da doença no RS.

A audiência em Uruguaiana, que ocorrerá amanhã, é a primeira da agenda para debater com a sociedade civil rio grandense sobre o Exame do Mormo e faz parte de um cronograma de vários audiências que ocorrerão no Estado para debater a questão.

Fonte: Assessoria SEAPI/RS

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here