Cavalos Árabes de alta capacidade esportiva e morfológica chamaram atenção na 23 ª edição da Mountain`s Arabian Show, realizada no início de junho, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). Com recorde de público e mais de 65 animais em provas montadas e de conformação, a raça comprovou a sua versatilidade e funcionalidade diante do grande público da exposição.
O evento contou com as seguintes categorias de Halter: Junior (Macho/Fêmea), Potro/Potranca, Égua/Cavalo, Castrados, Melhor Cabeça, Progênies de Pai e Mãe e Prova em Liberdade. Na Performance, as provas se dividiram nas seguintes modalidades: English Pleasure , Pleasure Driving, Native Costume, e Western Pleasure.
O Cavalo campeão foi Bellagio HVP (Da Vinci FM X Belíssima HVP), criado e exposto pelo Haras Vila dos Pinheiros, de Indaiatuba (SP). A Égua campeã foi Sahara Saleemah (Valente X Summer Songs), do Haras Sahara, de Matozinhos (MG). Os animais foram avaliados pelos juízes brasileiros Flávio Regis Wanderley e Paulo Zandavalli e pela suiça Renata Schibler.
Dentre os destaques do evento, o melhor criador e expositor de Halter foi o Haras Vila dos Pinheiros, de Indaiatuba (SP). O Haras Rancho Arabco, de Sylvio Barbosa Neto, também fez bonito e conquistou a segunda posição como melhor criador e expositor de Halter. Já nas modalidades de Performance, destaque para o criador e expositor Rach Stud, do Haras Ilha da Chapada (MG).
“A exposição foi muito positiva. Os julgamentos decorreram da melhor forma possível, com animais de altíssima qualidade. O apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) foi indispensável”, comentou Sylvio Barbosa Neto, representante do núcleo mineiro do Cavalo Árabe.
As festas realizadas nos Haras Rancho Arabco e Sahara, reuniram mais de cem pessoas e promoveram uma confraternização entre os criadores, onde puderam trocar informações a respeito de suas seleções e plantéis.