A égua Orchid herdou o título de Shayne, um animal das raças Puro Sangue Inglês e Irish Draught, que morreu em setembro de 2014, aos 51 anos de idade
Com uma expectativa de vida para os equinos entre 25 e 30 anos, a égua anglo-árabe Orchid é uma grata exceção. Ela comemorou seu 49º aniversário no começo de 2015 em um santuário para cavalos em Brentwood, Essex, no Reino Unido e assim pode ser considerada o cavalo vivo mais velho de que se tem notícia atualmente.
Orchid recebe seu BOLO e repolho das mãos de sua salvadora, Sue Burton
Orchid está praticamente cega, mas isso não parece afetar sua qualidade de vida. Segundo Sue Burton, fundadora do santuário que resgatou a égua há dois anos, ela é uma animal feliz e cheio de energia. Orchid foi encontrada em péssimas condições, mas teve uma recuperação impressionante. “Vê-la hoje correndo, pulando e rolando em seu piquete é muito gratificante”, diz Sue.
Orchid mostrando seu lado brincalhona
“Ela está em ótimas condições para sua idade”, continua Sue. “Todas as manhãs, bate na porta da cocheira até que seu café da manhã seja servido. Depois do café, ela vai para o piquete, onde fica solta até a hora do jantar. Ela é muito tranquila e tem uma vida sem stress, o que penso que a ajudou a chegar a uma idade tão avançada”.
Sue também atribui isso aos avanços da medicina veterinária. “Os cavalos vivem muito mais hoje em dia, pois estamos melhor equipados para tratá-los. Quando abri o santuário, há 31 anos, a expectativa de vida era de 15 anos, mas hoje é normal viverem até os 30″.
Caters News Agency