No sábado, 16/10, a vitória no GP do Haras Agromen, em Orlandia (SP), foi do cavaleiro paulista Fernando José de Assis Costa. Montando com FM Dancer, BH estreante em GPs de 12 anos, Fernando conquistou o tetra campeonato 2021/2014/2009/2008. Dos 26 conjuntos, conforme a regra, os 12 melhores dentre os quais quatro sem faltas foram para a 2ª e decisiva volta do GP, a 1.50/1.55m de altura. Mas somente Fernando e FM Dancer voltaram a zerar no percurso idealizado pela course-designer internacional Marina Azevedo cruzando a linha de chegada na boa marca de 42s44.
“Fiquei muito feliz pelo resultado, mais um ano que eu ganho aqui no Agromen. Eu estava com um cavalo muito potente que é a Ludana e um mais rápido que é o Dancer. Eu queria tentar entrar com os dois na 2ª volta para poder fazer uma estratégia e ter chance com ambos. A égua não foi tão bem na 2ª volta, já com o Dancer, como eu entrei zerado, resolvi fazer um percurso com uma velocidade média e forçar as pessoas andarem mais rápido e arriscar uma falta. Deu certo! É sempre especial ganhar aqui e espero que eu possa repetir a vitória em outros anos”, comemorou Fernando, 43, também conhecido como Bigorna. “É o quarto cavalo diferente que eu ganho aqui. Comecei a montar o Dancer, de propriedade da Daniela Bretthauer, há somente dois meses. Esse foi o primeiro GP, a 1.50m, que ele salta e já ganha. Agora vamos fazer uma programação para o futuro para competir em outros GPs e pensar am algo maior.”
O vice-campeonato coube ao experiente ginete José Luiz Guimarães de Carvalho que em seu retorno às pistas com Con Chello´s Son Jmen, BH de apenas 10 anos, garantiu o vice com somente três pontos perdidos, dois na 1ª volta e um na 2ª, em 57s62. A 3ª colocação foi da dupla Guilherme Foroni e Chelsea JMen, égua BH também de 10 anos, que fechou na 2ª volta em 50s01, uma falta.
Completaram o pódio da 4ª à 6ª colocação, todos montando cavalos de criação nacional, Marcello Ciavagalia com Premier 2S, Cicero Faustino de Barros com Cassino Blue HR JA e Ivo Roza Filho apresentando Legendary JMen, que também registraram somente uma falta, e os tempos de 50s42, 50s63 e 52s59 na 2ª volta. Todos respresentando São Paulo.
A disputa foi válida pela 3ª de seis etapas da seletiva do ranking brasileiro senior top que vai garantir o transporte de três cavalos e cavaleiros, custeado pela Confederação Brasileira de Hipismo, para o Winter Equestrian Festival 2022 nos EUA. A próxima etapa é o Campeonato Brasileiro Senior Top na Sociedade Hípica Paulista, entre 27 e 31/10, que não pode ser descartada na contagem do ranking e os percursos válidos serão a 1ª e 2ª volta do GP Final. As duas últimas seletivas acontecem no CSI-W do 83º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, entre 25 e 28/11, e o CSN Top Riders, entre 1 e 5/12. O Brasileiro Senior Top garante duas vagas para o campeão e vice e o campeão da seletivas, a terceira vaga. (Regulamento completo – clique aqui).
Fonte: Imprensa CBH com imagens acervo pessoal / cedidas