Competição individual viu 33 cavaleiros diferentes no pódio nas últimas 11 Olimpíadas
Por SporTV.comRio de Janeiro
Broome foi bronze nos Jogos de 1960 e 1968 (Foto: David Broome Event Centre / Divulgação)
Uma das tarefas mais complicadas para aqueles que gostam de fazer previsões de resultados em Jogos Olímpicos é acertar os atletas que estarão no pódio na competição individual de hipismo, na modalidade saltos. Desde a edição da Cidade do México, em 1968, a prova sempre teve medalhistas diferentes.
De lá para cá, foram disputadas 11 Olimpíadas. Ao todo, 33 cavaleiros foram medalhistas. O brasileiro Rodrigo Pessoa, campeão olímpico em Atenas 2004, esteve perto de quebrar este jejum, não fosse o refugo da montaria Baloubet du Rouet na final de Sydney 2000.
Outro cavaleiro que por pouco não conquistou duas medalhas olímpicas na prova individual foi o irlandês Cian O’Connor. Bronze em Londres 2012, ele havia sido o vencedor do torneio em Atenas 2004, mas acabou desclassificado pelo doping de seu cavalo.
Com isso, o último atleta a ter atingido tal feito foi o britânico David Broome. Tanto em Roma 1960 quanto em Cidade do México 1968, o cavaleiro terminou com a medalha de bronze. Antes dele, os irmãos italianos Raimondo e Piero D’Inzeo também subiram duas vezes ao pódio. O primeiro foi ouro em Roma 1960 e prata em Estocolmo 1956 (as provas de hipismo foram transferidas de Melbourne), enquanto Piero foi prata e bronze nas mesmas edições, logo atrás do irmão.
Fonte: G1