Governo australiano pretende abater os cavalos selvagens, “brumbies”

 

 

O brumby é frequentemente comparado ao mustang, dos Estados Unidos

 

O governo australiano anunciou que pretende abater os “brumbies”, espécie de cavalo selvagen que vive em parques naturais. A decisão é apresentada como uma medida para reduzir a população do animal, que estaria destruindo o ecossistema.

No parque nacional de Kosciusko, no sudoeste do país, as autoridades querem reduzir de 6 mil para 600 o número de cavalos selvagens. No entanto, as organizações de defesa do animal, considerado por muitos como um símbolo do país, contestam a decisão.

Para Jan Carter, presidente da associação “Save the brumbies”, a medida é “injusta”, pois os cavalos não seriam os únicos a destruir o meio ambiente. “Eles são grandes, herbívoros, e pastam durante o dia, o que os torna mais visíveis que os demais”, explica. “Mas há outras animais que causam danos muito maiores, como os cães e porcos selvagens, que agem durante a noite e não são vistos pelas pessoas. Os brumbies acabam sendo responsabilizados pelos estragos provocados pelos demais”, completou a militante.

Carter explica que os cavalos selvagens já são abatidos a tiro e seus cadáveres são abandonados nos parques. Para ela, a solução seria instaurar um controle de natalidade por meio de campanhas de esterilização, uma estratégia rejeitada pelas autoridades.

 

“Mustangs australianos”

“O método já é adotado nos Estados Unidos com os mustangs : o governo cuida de tudo e a espécie é venerada e admirada no mundo inteiro”, comenta a ativista, que propõe que Camberra se inspire no modelo norte-americano.

Os australianos têm até o mês de junho para debater o projeto de redução da população de cavalos selvagens. Segundo estatísticas do governo, o país teria 400 mil brumbies.

O brumby é uma espécie oriunda do cruzamento de várias raças domésticas, abandonadas nos parques da Austrália no século 19. Desde então, eles desenvolveram um comportamento de animal selvagem e dificilmente são domados.

 

 

Fonte: N1Cavalos

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here