Tops do hipismo brasileiro vêm com tudo no esquenta da temporada 2021. Na terceira semana de 12 semana Winter Equestrian Festival nos EUA estão em pista os brasileiros Eduardo Menezes, Rodrigo Pessoa, Yuri Mansur, Celso Ariani, João Eduardo de Carvalho, Fabio Leivas e Camila Benedicto.
Eduardo Menezes e H5 Calvaro em atuação perfeita nos EUA
(Sportfot – Divulgação)
Nesse sábado, 30/1, teve vitória brasileira na principal disputa do dia da 3ª semana do Winter Equestrian Festival, no Palm Beach International Equestrian Center, e Wellingotn, na Flórida, EUA. Eduardo Menezes montando H5 Elvaro, um sela holandês de 12 anos, venceu o Clássico 1.50m. Dos 70 conjuntos, 10 foram ao desempate idealizado pelos canandenses Peter Grant e Joey Rycroft.
O medalhista pan-americano Eduardo e H5 Calvaro abriram o desempate registrando percurso limpo em 41s084, marca essa que permaneceu imbatível até o final. Em 2º lugar chegou a norte-americana Katherine Dinan com Dougie Douglas, sem faltas, 41s75. A 3ª colocação ficou com o irlandês Shane Sweetnam montando Ideal, pista limpa, 42s449. A disputa distribuiu U$ 35 mil em premiação.
“Quando estamos em um desempate como esse é preciso fazer o nosso trabalho e esperar pelo melhor. Meu cavalo tem um lance de galope grande e quando necessário também volta a se reunir rapidamente. Planejo continuar saltando nessa altura por algumas semanas e resguardar um pouco meus cavalos de GP mais velhos e também devo saltá-lo no GP 3* na 10ª semana aqui em Wellington”, destacou Eduardo, durante entrevista a mídia local.
Na sexta-feira, 30, o melhor resultado brasileiro no Winter Equestrian Festival ficou por conta do campeão olímpico Rodrigo Pessoa que montando Carlitos´s Way 6 emplacou em 5º lugar, do desafio WEF, a 1.50m, sem faltas no desempate, em 41s95. A disputa contou com 84 conjuntos e nove no desempate na corrida por U$ 37 mil. O vencedor foi o norte-americano Kent Farrington montando Austria 2, percurso limpo, 38s292.
O Winter Equestrian Festival, considerado a maior e mais longa competição do hipismo mundial, tem 12 semanas de duração e segue até 4 de abril. Nessa semana, além de Eduardo e Rodrigo, também estão em pista os brasileiros Yuri Mansur, Celso Ariani, João Eduardo de Carvalho, Fabio Leivas e Camila Benedicto.
Vitória brasileira na Espanha
Nesse sábado, 30, no Internacional 2* CES Valencia Tour 2021 na Espanha, tambem teve vitória brasileira. Montando Anaya Ste Hermelle, Pedro Veniss, medalhista pan-americano, foi o campeão da principal prova, a 1.40m, sem faltas, em 32s26. Estiveram em pista 50 conjuntos entre os quais cinco foram ao desempate. Em 2º lugar chegou o holandês Patrick Lemmen montando Good Morning B, pista limpa, 33s92.
Carola May – imprensa@cbh.org.br
Isabella Campedelli – comunicacao@cbh.org.br