Competição foi antecipada por conta dos acontecimento políticos programados em todo país no último domingo (17/04)
Gabrielle Silva e Ulisses do Castanheiro – Campeões Mirim Completa; (Foto: Ney Messi/CIA de ET)
Pelo quinto ano consecutivo a cidade de Tatuí e o Centro Hípico de Tatuí receberam uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho organizado pela CIA de Equitação de Trabalho.
Devido aos acontecimento políticos programados em todo país no último domingo 17/04, a diretoria da CIA de Equitação de Trabalho decidiu antecipar a II Etapa do Brasileiro de Velocidade que estava programada para acontecer nesta data, para o sábado, 16/04, no final da tarde início da noite para evitar possíveis transtornos exatamente no momento de retorno dos animais, competidores e visitantes para suas origens.
As fases que envolvem obstáculos (maneabilidade e velocidade) pela primeira vez foram realizadas no belo picadeiro coberto do C.H. de Tatuí, experiência que agradou público, competidores e patrocinadores.
A prova completa teve início às 10h e mais uma vez podemos destacar a quantidade de competidores e cavalos que estrearam na modalidade. Na categoria Aberta Amadores tivemos a grata surpresa da participação de Andre Estenssoro, proprietário do animal Zaino do Castanheiro e na Maneabilidade Valentina Silva Ramos apresentando o animal Faisca SCA (Dourado). Nas categorias profissionais, podemos destacar que as disputas continuaram acirradas sendo que, em três categorias, os campeões foram decididos com a vitória na fase de velocidade.
A II Etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade de Equitação de Trabalho 2016 que foi válida pela V Etapa da temporada 2015/16 distribuiu mais de R$10.000,00 em premiação. Somente na categoria Graduados, os onze competidores travaram batalhas na busca dos R$5.250,00. Quem garantiu o lugar mais alto do pódio foi o conjunto invicto nas temporadas 2015/16 e 2016 Rafael Gruman e Vital do DPC. Com essa vitória ambos garantiram mais um título brasileiro por antecipação da temporada 2015/16. O mesmo Vital do DPC, puro sangue lusitano da Coudelaria Amor e Cura, conquistou também no sábado por antecipação o título na categoria Feminino montado pela amazona Thamara Honorio Messi. Esta conquista deu ao conjunto uma moto 0km 100CC que foi oferecida pela empresa Rações Fazendeiro patrocinadora da Categoria Feminino na temporada.
Continuando na linha dos títulos por antecipação, mais três conjuntos sagraram-se campeões da temporada 2015/16: Emerson Matos e Fabuloso EC representando o Rancho Laredo (lusitano) na categoria Cavalos Novos, Ana Luiza Faria Coutinho e Jaguar (Friesian) do Rancho Esperança na categoria Mirim e Guilherme Henrique e Fidalgo (lusitano) do Rancho São Jorge na categoria Profissional.
As próximas etapas dos campeonatos acontecerão nos dias 18 e 19 de junho na Universidade do Cavalo (sede a confirmar).