Não é tarefa fácil encontrar informação sobre David Mullins: até ontem, este jovem irlandês, de 19 anos, nem sequer tinha uma página na Wikipédia. Mas David conquistou um lugar na história do desporto britânico, ao vencer a emblemática Grand National, considerada a mais famosa corrida de cavalos do mundo.
Na 169.ª edição da prova que se disputou pela primeira vez em 1839, em Liverpool, no hipódromo de Aintree, David Mullins contrariou os prognósticos e alcançou a surpreendente vitória, apesar de ter entrado na competição com uma cotação de 33-1 (ou seja, por cada euro apostado no jovem jóquei, o apostador recebeu 33 euros).
A Grand National, à imagem de todos os desportos no Reino Unido, é motivo para um grande volume de apostas desportivas. Estima-se que o evento tenha movimentado mais de 600 milhões de euros, num dia em que Leighton Aspell podia ter entrado para a história, com a inédita terceira vitória consecutiva na corrida de obstáculos.
No entanto, apesar de Aspell e o cavalo Many Clouds terem partido para o evento como favoritos, houve surpresa. E David Mullis, juntamente com o cavalo Rule the World (em tradução livre, dominar o mundo), quase nem era a maior surpresa do dia: o jóquei Roberto Runne, com o cavalo Vics Canvas, chegou a liderar a corrida e ameaçou, por breves momentos, tornar-se um dos mais inesperados vencedores de sempre, pois tinha uma cotação de apenas 100-1.
David Mullins inscreveu, assim, o nome na lista de vencedores da emblemática corrida, aos 19 anos, embora ainda esteja longe de ser o mais jovem campeão de sempre: o recorde continua a pertencer a Bruce Hobbs, que venceu o evento em 1938, quando tinha 17 anos.
Ainda assim, Mullins tornou-se o mais jovem campeão desde as grandes guerras. “É inacreditável. Simplesmente não esperava ganhar. Tive algumas dificuldades durante a corrida, mas aguentei e tudo correu conforme planeado. Nunca esquecerei este dia”, reagiu David, rendido ao trabalho do seu cavalo, que à 14.ª tentativa ganhou uma corrida de obstáculos.
Fonte: N1 Cavalos